Cadun: Em média, 40% das pessoas que agendam para fazer cadastro de Cmei não comparecem
É grande a procura para a realização de cadastros novos para a lista de espera por vagas em Cmeis, mas é necessário que a população siga dias e horários agendados...

O serviço de Cadastro Único para Vagas em Cmeis (Cadun) reabriu o agendamento e atendimento ao público para cadastros novos, respectivamente nos dias 14 e 15 de fevereiro. De lá para cá, a procura pelo agendamento foi bastante intensa e muitas pessoas inclusive relataram dificuldade para conseguir a ligação, em decorrência do grande número de pessoas acessando as linhas ao mesmo tempo.
A Secretaria Municipal de Educação reforçou a equipe do Cadun, para agilizar o atendimento telefônico e garantir que mais pessoas tivessem acesso aos agendamentos. Porém, após o agendamento feito, observou-se que muitas pessoas não compareceram para realizar os cadastros, conforme o agendamento pré-estabelecido, o que tem causado atraso e transtornos no atendimento, dificultando o acesso de pessoas que realmente querem e precisam fazer o cadastro de sua criança.
De acordo com a gerência da Divisão de Documentação Escolar, que coordena o Cadun, na última semana, de 30 a 40% das pessoas agendadas não compareceram para a realização do cadastro e inclusão da criança na lista de espera pela vaga em Cmei. “Fazemos o acompanhamento diário da agenda de cadastros. E no ato do agendamento nossa equipe informa as famílias a necessidade do comparecimento de acordo com o dia e horário estabelecido. Na última terça-feira (20), em torno de 35% das pessoas agendadas não compareceram para a realização do cadastro", afirma a gerente da divisão, Cristini Colleoni.
Ligações da Semed para informar a vaga
Outra dificuldade apontada pela equipe da Divisão de Documentação Escolar e Estatística é que os pais não estão atendendo as ligações realizadas pela Semed para informar sobre vaga e chamar para matrícula em Cmei/escola.
Cristini reforçou que este contato é feito exclusivamente por meio de ligação, já que as linhas do Cadun não contam com whatsapp. Existe um protocolo em que o setor tenta o contato telefônico por três dias seguidos nos números mencionados no ato do cadastro e quando não se tem sucesso neste período, a vaga é concedida para o próximo colocado na lista de espera. “Então este é um alerta para que os pais atendam os telefones da secretaria, que normalmente tem as iniciais 4001, pois as famílias não estão atendendo e aí perdem a vaga”, aconselha Cristini.
Vale lembrar que os agendamentos seguem acontecendo, por meio dos números 4001-2805 e 4001-2861 e a procura segue intensa, o que exige paciência e persistência na hora da ligação. Depois de feito o agendamento, é de suma importância que as famílias sigam rigorosamente o horário marcado, pois, atualmente, são agendadas em torno de 80 a 90 pessoas por dia.
A Secretaria Municipal segue trabalhando para atender da melhor forma o público que procura o Cadun e a colaboração de todos é fundamental neste processo.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade