Uma grande mobilização contra a dengue aconteceu no último sábado (24). Servidores municipais, integrantes de entidades e clubes de serviços, estudantes e demais pessoas participaram de uma caminhada pela Rua Barão do Rio Branco, desde o Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, passando pelas ruas da região central e encerrando a atividade na Praça Willy Barth. O intuito era chamar a atenção para o aumento dos casos da doença em todo o Brasil.
A coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig, agradeceu às centenas de pessoas que participaram da ação. Segundo ela, a gestão tem buscado parcerias e diversas entidades têm atendido esse apelo. “Participamos de várias reuniões com grupos organizados e eles têm entendido a mensagem e a gravidade do problema. Ademais, os agentes de combate às endemias têm feito um trabalho gigantesco junto aos moradores, na fiscalização dos quintais e demais espaços públicos e privados”, comentou.
Situação preocupa - De acordo com um relatório apresentado pela secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, ao secretariado municipal nesta segunda-feira (26), o Paraná registrou, em seis meses, mais de 130 mil casos suspeitos de dengue, enquanto pior ano epidemiológico (agosto de 2019 a julho de 2020) foram 76.285 notificações. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), o Paraná é o quinto em número de casos no Brasil, atrás do Distrito Federal, Minas Gerais, Acre e Espírito Santo.
A situação é preocupante, pois em anos anteriores o pico da epidemia acontecia nos meses de março e abril. “Estamos promovendo ações importantes, como os Ecopontos Itinerantes, campanhas de conscientização e incentivando grupos e entidades a auxiliarem na divulgação de ações para combater o mosquito. Temos atividades de educação, por meio do Agente Mirim, entre outras coisas sendo feitas, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, disse Gabriela.
Mesmo com todas as ações, os números continuam subindo apesar dos esforços da administração municipal e entidades parceiras. O boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (23) aponta um crescimento de 34,94%, saltando dos 601 da semana passada para 811, com 768 notificações ainda aguardando resultado. A região com maior incidência são os Jardins Europa e América concentrando 42,17% dos casos, totalizando 342 confirmações.
Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS