20 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Saúde: Até 2030 pelo menos 30% dos brasileiros adultos devem apresentar algum grau de obesidade

O HUOP há 12 anos oferece tratamento e acompanhamento aos pacientes que se encaixam nesse grupo..

Saúde: Até 2030 pelo menos 30% dos brasileiros adultos devem apresentar algum grau de obesidade

Às vésperas do Dia Mundial da Obesidade, 4 de março, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a perspectiva é preocupante: O Atlas Mundial da Obesidade 2022, publicado pela Federação Mundial de Obesidade, prevê que, em 2030, pelo menos 30% dos brasileiros adultos e 15,7% das crianças e adolescentes deverão apresentar algum grau de obesidade.

A discussão é mundial porque neste mesmo levantamento estima-se que daqui seis anos 1 bilhão de pessoas serão consideradas obesas, ou seja, é necessária uma atenção a esta realidade, de maneira empática, mas principalmente considerando um assunto que é de saúde pública.

Em Cascavel, o Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário (HUOP) tem uma trajetória de 12 anos dedicados ao tratamento e acompanhamento de pacientes com obesidade. O grupo surgiu com o objetivo de oferecer suporte abrangente e o foco principal é o bem estar e principalmente a saúde física e mental de cada paciente, mesmo após a cirurgia bariátrica, procedimento que pode transformar vidas, proporcionando uma abordagem eficaz para a perda de peso e a melhoria da saúde.

Ao longo dos anos, mais de 300 pacientes passaram pelo grupo, todos são encaminhados pela 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde; cada pessoa recebe orientação, apoio e tratamento personalizado para enfrentar os desafios da obesidade. Desde o credenciamento em 2019, o grupo retomou as cirurgias bariátricas. 

O coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP, doutor Allan Cézar Faria de Araújo, explica sobre o trabalho desempenhados há mais de uma década no hospital "no ano de 2023 foram realizadas mais de 20 cirurgias, e a expectativa é que esse número chegue a 60 neste ano. Essas intervenções são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir os riscos associados à obesidade", finalizou Araújo.

O sucesso do grupo se deve à abordagem multidisciplinar. Os pacientes recebem um planejamento terapêutico desde o momento da entrada. Reuniões em grupo são realizadas regularmente, envolvendo uma equipe composta por médicos, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de saúde. Além disso, avaliações individualizadas garantem que cada paciente receba o cuidado adequado às suas necessidades específicas.

Atualmente, o grupo atende 150 pacientes que estão presentes nas reuniões mensais, cada um segue as dicas e orientações para trabalhar em suas metas de perda de peso, essa dinâmica envolve todo núcleo familiar de cada paciente.  

Por: SOT/Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Guilherme Silveira - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade