Paraná

Quaresma: Crea-PR intensifica fiscalização focada na piscicultura

Objetivo do órgão é contribuir para um segmento cada vez mais eficiente, sustentáve...

05 mar 24 - 00h34 Luiz Felipe Max
Quaresma: Crea-PR intensifica fiscalização focada na piscicultura

O período de Quaresma, marcado pelo aumento do consumo de peixe, contará com um trabalho intensificado do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) na fiscalização e orientação focada na piscicultura da região Oeste do Paraná. A Regional de Cascavel realiza esta força-tarefa especial nesta semana (de hoje até sexta-feira).

O desenvolvimento deste trabalho na região se torna muito oportuno tendo em vista a vocação de vários Municípios na produção de peixes, sobretudo tilápias. Os dados mais recentes, de 2023, da Associação Brasileira da Piscicultura mostram o Paraná produzindo 187.800 toneladas de tilápia, 5.3000 toneladas de peixes nativos e 1.000 toneladas de outras espécies como carpa, truta e panga. O Oeste desponta como maior produtor de tilápias, com o ranking liderado por Nova Aurora, seguido por Palotina e Toledo.

O gerente da regional do Crea-PR de Cascavel, Engenheiro Civil Geraldo Canci, explica que a fiscalização neste segmento é contínua, mas o objetivo, neste período do ano é uma intensificação que acompanhe também a acentuada intensidade de consumo. “As fiscalizações têm um objetivo importante, que é garantir que os serviços de Engenharia de Pesca sejam planejados e acompanhados por empresas e profissionais habilitados e registrados no Crea-PR”, explica Canci.

A existência de um profissional capacitado, acompanhando todas as etapas da produção dos peixes, garante, segundo o gerente da regional do Crea-PR de Cascavel, uma operação sustentável, eficaz e lucrativa. "A presença de um profissional habilitado é importante também para o controle de qualidade em todas as etapas do processo de produção, desde a seleção das espécies até o abate, assegurando que os produtos finais atendam aos padrões exigidos pelos consumidores e pelas regulamentações governamentais”, destaca Geraldo Canci.

Os fiscais do Crea-PR verificam, durante as fiscalizações, se os profissionais e empresas atuantes estão devidamente registrados junto ao sistema Confea/Crea e se emitiram a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). “Também observamos se estão realizando os trabalhos de acordo com suas atribuições profissionais e se há a participação efetiva do profissional”, afirma o gerente da regional de cascavel. Diante da inexistência de um responsável técnico, os produtores serão avisados para regularizarem a situação. Se permanecer a irregularidade, uma atuação é, então, realizada.

Crea-PR 90 anos - O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, que completa 90 anos em 2024, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Via: Assessoria Crea-PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.