A Secretaria Municipal de Saúde, via Departamento de Vigilância em Saúde, realizou de segunda (11) a quarta-feira (13), o 2º LIRAa, Levantamento de Índice Rápido e Amostral de Aedes Aegypti. Os agentes de Endemias vistoriaram 4.802 imóveis em todas as regiões de Cascavel. O resultado aponta índice geral de 3,2%, o que é considerado médio risco de infestação no Município. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de que fique abaixo de 1%, o que configura baixo risco.
De acordo com o último boletim epidemiológico, Cascavel tem 6.863 casos confirmados da doença e uma morte. As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14).
O índice de médio risco de infestação, associado às condições climáticas de muitas chuvas e altas temperaturas, favorecem a proliferação do mosquito. Dessa forma, é fundamental que a população intensifique os cuidados, sendo necessária a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. É o momento propício para fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis evitando que se tornem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O índice geral do Município ficou em 3,2%, mas algumas localidades despertam um alerta ainda mais preocupante, com índice acima da média geral, chegando a 5,2% e 5,1%, que são considerados alto risco. Os bairros são: Esmeralda, Siena, Santos Dumont, Aeroporto, Guarujá, Quebec, XIV de Novembro, Vila Dione, Pioneiros Catarinenses, Padovani, Jardim União, Santa Catarina, Faculdade I , Universitário, Turisparque, Itapuã e Santa Felicidade.
“O combate à dengue é dever de todos”, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS