Cascavel

Espaços culturais e transporte coletivo devem reservar assentos para pessoas obesas

Os espaços culturais têm 120 dias para adequar-se à lei e no caso das empresas conc...

18 mar 24 - 22h53 Redação SOT
Espaços culturais e transporte coletivo devem reservar assentos para pessoas obesas

Foi aprovado nesta segunda-feira (18) o Projeto de Lei 115/2024 que reserva 5% dos assentos em teatros, espaços de cultura e transporte coletivo para pessoas obesas. “Esta legislação representa um passo importante na busca pela inclusão e igualdade de acesso, reconhecendo as necessidades específicas das pessoas obesas em atividades culturais e deslocamentos urbanos”, defende Alécio Espínola (Podemos), autor da proposta.

As empresas concessionárias de transporte coletivo municipal deverão reservar, no mínimo, dois lugares, em cada veículo, para atendimento à lei. Os assentos tradicionais são estreitos, desconfortáveis ou incapazes de suportar seu peso podem não apenas causar desconforto físico, mas também constrangimento e isolamento social.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2019, cerca de 20,3% da população adulta brasileira é considerada obesa. Isso significa que aproximadamente 41 milhões de adultos no Brasil. “Os números evidenciam a importância de políticas públicas e leis que promovam a acessibilidade e inclusão de pessoas obesas em diversos aspectos da vida social e também iniciativas que proponham mais acesso à saúde, alimentação saudável e atividades esportivas e de lazer para toda a população”, defende Alécio.

Prazo - Os espaços culturais têm 120 dias para adequar-se à lei e no caso das empresas concessionárias do transporte coletivo, a lei vale para novos contratos celebrados.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.