Cascavel

Saúde feminina: tema não deve ser destaque apenas em março e outubro

Alguns exames devem ser feitos anualmente para diagnosticar condições de forma rápi...

27 mar 24 - 20h36 Redação SOT
Saúde feminina: tema não deve ser destaque apenas em março e outubro

O mês de março é uma época de celebração e reflexão sobre a importância da mulher na sociedade. Além disso, junto com outubro, também é conhecido como o mês da conscientização e cuidado com a saúde feminina. Neste contexto, é fundamental destacar a relevância de inserir exames preventivos na rotina e garantir que o esquema vacinal esteja em dia, além de entre outros cuidados essenciais para a promoção da saúde e bem-estar da mulher. 

Conforme a Oncologista Clínica do CEONC Hospital do Câncer em Cascavel, doutora Michelle Herrmann, é importante que a mulher sempre reserve um momento do ano para rotinas de prevenção e esteja atenta aos sinais do corpo.  

“Além disso, ter uma boa alimentação, manter o peso corporal através de uma dieta saudável e prática de exercícios físicos é essencial. Além disso, para prevenir o câncer e diabetes e manter a pressão arterial normal, é preciso evitar bebidas alcóolicas e o tabagismo”, pontua. 

Um dos exames mais importantes da lista para check-up feminino é o Papanicolau, que ajuda a prevenir o câncer de colo de útero. A mamografia não fica de fora da lista, pois detecta microcalcificações na mama, que são as alterações iniciais que podem indicar o surgimento de nódulos, assimetrias e câncer de mama. Na lista também estão o ultrassom transvaginal, de mamas, pélvico,  tireóide e abdômen total. 

Os exames de sangue não ficam de fora, pois ajudam a identificar anormalidades. O hemograma completo, por exemplo, identifica possíveis alterações que podem ocasionar anemia, leucemia, causas de fraqueza, febre e perda de peso, infecções virais e bacterianas, alergias, entre outros; colesterol total e frações (HDL, LDL, VLDL) e triglicerídeos, que servem para avaliar os níveis de gordura no sangue, além de outros importantes para avaliar a saúde. No exame de sangue também é possível avaliar os níveis hormonais da mulher, a exemplo do LH (hormônio luteinizante), que está relacionada com a capacidade reprodutiva da mulher. 

“A lista de exames é extensa, mas é preciso que a mulher esteja atenta a possíveis alterações na sua saúde e, diante de qualquer anormalidade, procure ajuda médica. É importante ressaltar que, quanto antes for feito o diagnóstico de uma doença, maiores são as chances de cura”, reforça.

Via: Assessoria CEONC Hospital do Câncer - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.