Cascavel

Mulheres pelo Novo: projeto consistente fortalece presença feminina na política

Partido Novo tem programa institucional focado em lideranças que desejam uma partic...

27 mar 24 - 22h41 Atualizado 28 mar 24 - 09h55 Redação SOT
Mulheres pelo Novo: projeto consistente fortalece presença feminina na política

O “Mulheres pelo Novo”, programa do Partido Novo com foco na participação feminina na política, tem tido efetividade em diferenciar a sigla como uma opção para mulheres que buscam se inserir no meio político num ambiente que valorize a meritocracia e a igualdade de oportunidades. 

A sigla incentiva a participação feminina com base em competências técnicas e habilidades. Nessa linha, o partido, fundado em 2011, entende que a participação feminina na política é uma questão de democracia e tem sido a referência em resultados efetivos na participação da mulher no processo eleitoral.

Em Curitiba, maior colégio eleitoral do estado, a vereadora mais votada em 2020, foi Indiara Barbosa, do Novo, com mais de 12 mil votos. Foi a primeira vez que uma mulher alcançou esse patamar de votos na Capital. Também em Curitiba, a segunda cadeira ocupada pelo Novo na Câmara é de representatividade feminina, com a vereadora Amália Tortato. Outro destaque foi o fato de que dos oito vereadores finalistas do Prêmio Boletim da Liberdade, na categoria vereador do ano, sete eram do Novo, sendo seis mulheres. 

Em nível federal, os dados também são positivos. Em 2022, para se ter uma ideia, a Câmara Federal chegou a 17,7% de mulheres: 91 deputadas eleitas (de 513 deputados). No NOVO, esse número foi 33,3%, bem acima da média. Também nacionalmente, o partido tem a jornalista e apresentadora Carla Cecato (eleita em 2019 como jornalista de maior credibilidade do país por voto popular na internet) como embaixadora do Mulheres pelo Novo.

“A participação das mulheres na política é essencial para garantir a representatividade e a diversidade de perspectivas na tomada de decisões, para que nossas vozes sejam ouvidas e nossos direitos respeitados. As mulheres trazem experiências únicas e uma visão diferenciada para os debates políticos, contribuindo para a formulação de políticas mais inclusivas e eficazes”, comenta Adriana Garcia, 37 anos, filiada ao partido há quase 07 anos e atualmente Vice-presidente da Comissão Provisória em Cascavel e Embaixadora do programa Mulheres pelo Novo no estado do Paraná destaca

O programa Mulheres pelo Novo, nesse sentido, tem sido um instrumento institucional focando justamente em ampliar esses números de forma qualificada. “No Novo, as mulheres são incentivadas a participar ativamente da política com base em suas competências técnicas e habilidades, e não apenas por quotas ou razões de imagem”, destaca Adriana, citando o fato de o Novo possuir o maior número de mulheres eleitas: 25%. “As candidatas são realmente preparadas e capacitadas para que possam exercer as funções públicas para as quais estão se candidatando”, complementa a embaixadora.

O trabalho do "Mulheres pelo Novo" no Paraná, especialmente em Cascavel e Região, tem se concentrado em promover a participação feminina na política, fornecendo apoio, capacitação e incentivo para que mais mulheres se envolvam no processo político, seja como candidatas, apoiadoras ou eleitoras informadas. Também são promovidos eventos como almoços, cafés e happy hour para engajar e fortalecer o grupo na cidade e região.

“O Novo tem um olhar que valoriza e respeita a mulher como indivíduo, reconhecendo sua capacidade, talento e liderança. O partido busca criar um ambiente onde as mulheres se sintam incentivadas e capacitadas a participar ativamente da política, sem barreiras ou discriminação de gênero”, explica Adriana.  “O Novo busca promover uma abordagem inclusiva e autêntica, valorizando o engajamento e liderança feminina de forma genuína, sendo a mulher protagonista da sua trajetória política”, destaca.

As mulheres interessadas podem participar do Novo de diversas maneiras, desde se filiando e se tornando integrantes ativas do partido até contribuindo com ideias, liderando iniciativas locais e, eventualmente, se candidatando a cargos eletivos. “O Novo também precisa de mulheres que apoiem outras mulheres que se colocam na linha de frente na política”, finalizada a embaixadora Adriana Garcia.

As interessadas em saber mais sobre o programa Mulheres pelo Novo em Cascavel e Região podem fazer contato pelo e-mail: mulherespelonovo@novo.org.br

Via: SOT/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.