Paraná

Paraná ultrapassa 2,59 gigawatts de potência instalada na geração própria de energia

Segundo mapeamento da ABSOLAR, estado possui mais de 200,7 mil conexões fotovoltaic...

31 mar 24 - 21h07 Redação SOT
Paraná ultrapassa 2,59 gigawatts de potência instalada na geração própria de energia

Março de 2024 – Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado do Paraná possui 2,59 gigawatts (GW) de energia solar em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Paraná a atração de mais de R$ 12,9 bilhões em investimentos, geração de mais de 77,7 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 3,2 bilhões aos cofres públicos.

A potência instalada em telhados e pequenos terrenos no Paraná coloca o estado na quarta posição do ranking nacional da ABSOLAR. O território paranaense possui mais de 200,7 mil conexões operacionais, espalhadas por 399 municípios, ou 100 % dos municípios da região. Atualmente, são mais de 277 mil consumidores de energia elétrica, que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

O estado do Paraná retirou recentemente a limitação de até 48 meses para concessão da isenção de ICMS na energia solar e outras fontes renováveis, conforme Convênio ICMS N° 16/2015, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). E essa medida é uma conquista importante da ABSOLAR no estado, já que a entidade vinha articulando com as autoridades competentes tal isenção, que previa equiparar o Paraná ao incentivo ICMS já concedido por todos os outros estados brasileiros.

“Assim, a entidade recomenda a criação de uma política estadual estruturada de desenvolvimento da energia solar na região, que poderá trazer mais emprego e renda para a população e reduzir os custos com energia elétrica dos consumidores e dos setores produtivos”, comenta Liciany Ribeiro, coordenadora estadual da ABSOLAR no Paraná.

A entidade recomenda que esse programa estadual seja feito nos mesmos moldes de outros estados, como Goiás, por exemplo, que, na prática, incentive a adoção de energia solar em habitações populares, prédios púbicos pelos consumidores em geral, amplie o acesso a crédito e reduza a carga tributária, entre outras ações.  

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e protagonismo internacional do Brasil, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros. 

“A fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento do País. Em especial, temos uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como no seu uso em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros, ajudando a reduzir os gastos dos governos com energia elétrica para que tenham mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira”, conclui Sauaia.

Via: Assessoria ABSOLAR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.