Paraná

Abril Verde: campanha chama a atenção para os acidentes de trabalho

Paraná está em quinto lugar do ranking e a prevenção é a maneira mais eficaz de mud...

01 abr 24 - 21h47 Luiz Felipe Max
Abril Verde: campanha chama a atenção para os acidentes de trabalho

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, em 2022 houve 44,8 mil notificações de acidentes de trabalho (CAT) no Paraná, com 232 acidentes com óbito, o que o coloca o estado em quinto lugar no país. O pódio, nesse caso, não é positivo, ainda mais quando se pensa que a maioria dos acidentes laborais podem ser evitados. É por isso que todos os anos acontece a campanha Abril Verde, para enfatizar a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

Para apoiar as indústrias no tema, Erika Manuela Fierli Hereck, técnica de Segurança do Trabalho da região Norte do Sesi Paraná, lista 5 formas de prevenção:

1- Defina uma política de segurança clara e objetiva, de modo que todos os colaboradores e gestores conheçam o que a organização espera de cada um, no âmbito da prevenção de acidentes. “Todas as medidas de prevenção adotadas pela empresa ganham força e são mais efetivas quando há a chancela da alta administração”, ressalta.

2- Identifique, de forma minuciosa, todos os perigos e riscos. Dessa forma, consegue-se implementar medidas de eliminação ou neutralização mais eficazes.

3- Implemente medidas de engenharia, através de proteções coletivas de máquinas e equipamentos. “Aqui, vale ressaltar a importância da NR-12, que de forma específica, estabelece os parâmetros para as proteções de partes móveis de máquinas e equipamentos, contribuindo de forma significativa para a diminuições dos perigos e riscos de acidentes”, afirma.

4- Treine os trabalhadores já na integração, antes de assumirem suas atividades, e periodicamente, de modo que todos sejam orientados quanto aos perigos e riscos e suas atitudes, visando a garantia da integridade física e da saúde. As capacitações contribuem para a formação de uma cultura prevencionista.

5- Aplique ações disciplinares aos que, de forma injustificada, deixam de cumprir regras claras sobre prevenção de acidentes do trabalho. “Muitas vezes as advertências são necessárias para garantir a eficácia das medidas adotadas”, finaliza.

Sobre a NR-12 - A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho na utilização de máquinas e equipamentos.

Alessandro Bragagnolo, engenheiro de segurança do Sesi Paraná, conta que a instituição acaba de participar do projeto da Plataforma de Inovação para a Indústria, na categoria Inovação para a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – NR-12. “Foram realizados 22 projetos contemplando 85 máquinas dos tipos serra circular e serra de fita”, relata.

Por meio desse projeto foi possível projetar, construir e instalar proteções fixas nessas máquinas. “Ao investir na proteção adequada das serras fitas e circulares, todos saem ganhando: os trabalhadores, as empresas e a sociedade em geral”, completa.

Via: Assessoria Sesi Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.