quinta-feira, 01 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Empresas em Cascavel se tornam amigas do autista para melhorar experiência de compras

A campanha de informação sobre o comércio e o autismo teve início no ano passado, com a participação da Acic, da Amac e do Caut. ..

A partir de iniciativas simples, as lojas do comércio de Cascavel estão buscando tornar suas instalações mais acolhedoras para autistas e suas famílias. Com o lançamento do selo "Empresa Amiga do Autista", realizado em parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), a Associação de Mães de Autistas de Cascavel (Amac) e o Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Interesses dos Autistas de Cascavel (Caut), uma nova etapa na conscientização da comunidade sobre o autismo está sendo iniciada.

O lançamento oficial do selo ocorreu durante uma reunião de diretoria da Acic nesta quarta-feira. A vice-presidente da Acic para Assuntos de Educação, Silvana Borghelot Cordeiro, destaca a importância da construção de uma nova cultura na cidade para melhorar a recepção dos autistas e suas famílias pelo comércio. A adesão das empresas ao selo implica apenas em voluntariar-se para receber melhor as famílias e os autistas.

Todas as empresas interessadas podem solicitar o selo à Acic e fixá-lo em local visível. Além do selo, são distribuídos gratuitamente materiais para posts em mídias sociais e impressos para reforçar a mensagem de acolhimento. O presidente da Acic, Siro Canabarro, parabeniza todos os envolvidos na iniciativa.

A campanha de informação sobre o comércio e o autismo teve início no ano passado, com a participação da Acic, da Amac e do Caut. Um vídeo especializado foi produzido e distribuído às empresas, contendo orientações simples e de grande impacto. Além disso, o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (Nau) também oferece dicas sobre mudanças para tornar o ambiente físico mais receptivo aos autistas.

Edilsa Fermo, presidente do Caut, destaca medidas como a redução do volume do som interno da loja, a diminuição da intensidade da luz e a evitação de toques excessivos como formas de tornar o ambiente mais amigável aos autistas. Samantha Sitnik, presidente da Amac, celebra o lançamento do selo como o ápice de um sonho antigo e destaca o crescente envolvimento das pessoas com o assunto.

Via: SOT/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.