Cascavel

Paraná lança Operação Mulher Segura para combate à violência e proteção das mulheres

A apresentação da Operação Mulher Segura, integrante da Operação Vida, foi realizad...

08 abr 24 - 18h29 Redação SOT
Paraná lança Operação Mulher Segura para combate à violência e proteção das mulheres

Na manhã desta segunda-feira, uma mobilização de grande porte marcou o lançamento da Operação Mulher Segura no Paraná. O evento ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, contando com uma transmissão ao vivo para todo o estado. Em Cascavel, autoridades dos setores de segurança pública, poder executivo e representantes de entidades acompanharam a cerimônia na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic).

A apresentação da Operação Mulher Segura, integrante da Operação Vida, foi realizada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira. O secretário destacou que a operação visa reduzir os índices de violência através do aumento de operações, adoção de novas tecnologias e análise de dados para implementação de táticas preventivas.

Entre os dados apresentados, Hudson informou que em 2023, 76% dos homicídios foram esclarecidos no estado, o dobro da média nacional, além de uma queda de 9,3% nos assassinatos e de 51% nos roubos.

A Operação Mulher Segura será uma iniciativa abrangente, envolvendo a comunidade em um esforço conjunto para prevenir crimes e proteger as mulheres. Estão previstas palestras sobre autodefesa, prevenção e enfrentamento ao crime, direitos da mulher, entre outros temas, a serem realizadas a partir de maio. Inicialmente, 20 municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e com mais ocorrências contra mulheres participarão do projeto.

O secretário também mencionou medidas como o fornecimento de tornozeleiras e celulares com aplicativos para as mulheres em situação de risco, revisitas obrigatórias das polícias às residências das vítimas, e levantamento de mandados de prisão por violência doméstica.

A procuradora Especial da Mulher, Cloara Pinheiro, destacou a importância histórica desse dia para a segurança das mulheres no estado. Atualmente, o Paraná conta com 152 procuradorias da mulher, que oferecem apoio e assistência às vítimas.

O evento contou ainda com a presença da secretária da Mulher, Leandre Dal Ponte, e da primeira-dama, Luciana Massa, que reforçaram a importância do engajamento de todos na defesa da vida e do investimento na proteção das crianças, destacado pelo vice-governador Darci Piana.

Autoridades policiais e representantes da sociedade em Cascavel ressaltaram a importância da Operação Mulher Segura e afirmaram o compromisso em executar e acompanhar rigorosamente as ações determinadas.

Via: SOT/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.