Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decide em não cassar o mandato do senador Sergio Moro
Os denunciantes e a Procuradoria Regional Eleitoral têm a possibilidade de recorrer da decisão no próprio TRE ...

Na noite desta terça-feira (9), em Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deliberou, por cinco votos a dois, contra a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR).
A decisão da Corte veio após a análise de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que solicitavam a cassação do mandato de Moro, juntamente com seus suplentes, Luis Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, por abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022. O senador foi eleito com 1,9 milhão de votos.
Em Brasília, no Senado Federal, Moro fez um pronunciamento após o resultado do julgamento, destacando que o TRE-PR preservou a "soberania popular" e "honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses".
"O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em julgamento técnico e impecável, rejeitou as ações que buscavam a cassação do mandato de senador que me foi concedido pela população paranaense. Na data de hoje, o tribunal representa um farol para a independência da magistratura frente ao poder político", afirmou Moro.
Os denunciantes e a Procuradoria Regional Eleitoral têm a possibilidade de recorrer da decisão no próprio TRE e, posteriormente, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto não houver uma decisão final, Sergio Moro permanece no cargo de senador.
Mais Lidas
Publicidade