Baixa adesão marca Dia D de Vacinação contra influenza em Corbélia
Esse número é considerado baixo diante do total de 7.200 pessoas que compõem os grupos prioritários na cidade....
No último sábado (13/04), a Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia promoveu o Dia D de vacinação contra a influenza, porém, o número de vacinados ficou abaixo do esperado, alcançando apenas 434 pessoas. Esse número é considerado baixo diante do total de 7.200 pessoas que compõem os grupos prioritários na cidade.
A enfermeira Denise Bedani, responsável pela vacinação, explicou que a baixa adesão pode ser atribuída, em parte, à preocupação dos pacientes com dengue. Muitos indivíduos do grupo prioritário estão enfrentando a doença ou se recuperando recentemente dela, o que gera receio em receber a vacina contra a influenza.
"Sentimos uma baixa na adesão principalmente pelo fato de que muitos pacientes estão com dengue, ou passaram recentemente pela infecção e ficam com receio de vir tomar a vacina. Mas, a orientação é que assim que os sintomas da dengue parem, o paciente já pode procurar a unidade de saúde para receber a vacina contra a influenza", destacou Denise.
Apesar dos desafios, a vacina contra a gripe continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Corbélia. Denise ressaltou que a dose do imunizante pode ser aplicada em qualquer horário, inclusive nos horários estendidos das unidades, garantindo assim a proteção contra a influenza para a população.
Unidades:
UBS Centro - Segunda-feira das 17:00 as 20:00 e Terça feira das 17:00 as 18:00.;
UBS Jardim - Todos os dias das 17:00 as 19:00
UBS Vila Unida - Segunda-feira e Quarta - feira das 17:00 as 19:00
UBS Santa Catarina - Terça-feira e Quinta-feira das 17:00 às 19:00
ESF Ouro Verde - Segunda-feira e Quarta-feira das 17:00 as 19:00
Esf Maria do Carmo - Penha - Terça-feira e quinta-feira das 17:00 as 19:00
Podem se vacinar:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Leia Também
Mais Lidas
Motociclista de 29 anos fica ferido em colisão com viatura da Polícia Militar em Cascavel
PMPR prende casal e apreende medicamentos sem registro na Anvisa na BR-277, em Cascavel
PRF apreende 150 mil maços de cigarros contrabandeados em caminhão na BR-163, em Mercedes
Polícia Federal apreende anabolizantes, emagrecedores e iPhones no Aeroporto de Cascavel