Trânsito

Anjos da Guarda: Educação no trânsito salva vidas em Corbélia

O plano de aulas do projeto contempla cinco aulas por turma, divididas em três aula...

26 abr 24 - 22h38 Redação SOT
Anjos da Guarda: Educação no trânsito salva vidas em Corbélia

Aprender as cores do semáforo e olhar para os dois lados antes de atravessar a rua podem parecer lições simples, mas são de extrema importância para a segurança no trânsito. Essas e outras dicas valiosas estão sendo ensinadas no projeto "Anjos da Guarda: A Educação no Trânsito Salvando Vidas", realizado pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Corbélia e coordenado pelo Policial Militar Vanderlei Soares Silva.

Em sua segunda edição, o projeto beneficia alunos do terceiro ano do ensino fundamental das escolas municipais São José, 1° de Maio, Dom Bosco, Castro Alves, Tancredo Neves e Anita Garibaldi. Nesta quarta-feira (24), os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia no trânsito por meio de simulações nas quadras das escolas.

O plano de aulas do projeto contempla cinco aulas por turma, divididas em três aulas teóricas e duas práticas. Durante as aulas, os alunos aprendem sobre conceitos de trânsito, regras, normas e procedimentos na utilização das vias públicas, comportamento nas dependências da escola e em locais de grande aglomeração de pessoas.

"Na prática, vivenciando o trânsito e visualizando as situações, os alunos conseguem assimilar melhor o aprendizado", explica o coordenador Vanderlei Soares Silva. Para isso, as escolas constroem pistas de trânsito cenográficas com veículos e placas de sinalização, utilizando materiais como papelão, EVA, PET e outros.

As simulações permitem que os alunos pratiquem a travessia segura da rua, aprendam sobre os limites de velocidade e a importância do uso do cinto de segurança. "Também trabalhamos sobre ética e cidadania, falando sobre 'liberdade', 'limites', nossos direitos e deveres como cidadãos que caracterizam o respeito às normas, regras, leis e procedimentos que regem o bom convívio social", complementa o policial.

A Coordenadora Geral da Secretaria de Educação, Patrícia Dalla Vecchia, acompanhou as aulas práticas e destacou a importância do projeto para a formação de uma consciência sobre segurança no trânsito. "Essa parceria com a Polícia Militar gera um impacto positivo na formação das crianças, transmitindo um conhecimento que é replicado ano após ano", ressalta Patrícia.

A próxima etapa do projeto envolve a realização de uma segunda aula prática nas ruas, calçadas e praças de Corbélia, com o apoio e a presença da Polícia Militar. "As atividades serão realizadas com a participação de profissionais do ensino, agentes de trânsito, Ministério Público, Poder Judiciário, Defesa Civil, Bombeiros Comunitários, Conselho da Comunidade, Conselho de Segurança, Conselho Tutelar, Associação Comercial e demais órgãos e entidades representativos da sociedade", finaliza o Policial Militar Vanderlei Soares Silva.

O projeto "Anjos da Guarda: A Educação no Trânsito Salvando Vidas" é um exemplo de como a união entre diferentes setores da sociedade pode contribuir para a segurança no trânsito e para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Via: SOT/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.