
Aprender as cores do semáforo e olhar para os dois lados antes de atravessar a rua podem parecer lições simples, mas são de extrema importância para a segurança no trânsito. Essas e outras dicas valiosas estão sendo ensinadas no projeto "Anjos da Guarda: A Educação no Trânsito Salvando Vidas", realizado pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Corbélia e coordenado pelo Policial Militar Vanderlei Soares Silva.
Em sua segunda edição, o projeto beneficia alunos do terceiro ano do ensino fundamental das escolas municipais São José, 1° de Maio, Dom Bosco, Castro Alves, Tancredo Neves e Anita Garibaldi. Nesta quarta-feira (24), os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia no trânsito por meio de simulações nas quadras das escolas.
O plano de aulas do projeto contempla cinco aulas por turma, divididas em três aulas teóricas e duas práticas. Durante as aulas, os alunos aprendem sobre conceitos de trânsito, regras, normas e procedimentos na utilização das vias públicas, comportamento nas dependências da escola e em locais de grande aglomeração de pessoas.
"Na prática, vivenciando o trânsito e visualizando as situações, os alunos conseguem assimilar melhor o aprendizado", explica o coordenador Vanderlei Soares Silva. Para isso, as escolas constroem pistas de trânsito cenográficas com veículos e placas de sinalização, utilizando materiais como papelão, EVA, PET e outros.
As simulações permitem que os alunos pratiquem a travessia segura da rua, aprendam sobre os limites de velocidade e a importância do uso do cinto de segurança. "Também trabalhamos sobre ética e cidadania, falando sobre 'liberdade', 'limites', nossos direitos e deveres como cidadãos que caracterizam o respeito às normas, regras, leis e procedimentos que regem o bom convívio social", complementa o policial.
A Coordenadora Geral da Secretaria de Educação, Patrícia Dalla Vecchia, acompanhou as aulas práticas e destacou a importância do projeto para a formação de uma consciência sobre segurança no trânsito. "Essa parceria com a Polícia Militar gera um impacto positivo na formação das crianças, transmitindo um conhecimento que é replicado ano após ano", ressalta Patrícia.
A próxima etapa do projeto envolve a realização de uma segunda aula prática nas ruas, calçadas e praças de Corbélia, com o apoio e a presença da Polícia Militar. "As atividades serão realizadas com a participação de profissionais do ensino, agentes de trânsito, Ministério Público, Poder Judiciário, Defesa Civil, Bombeiros Comunitários, Conselho da Comunidade, Conselho de Segurança, Conselho Tutelar, Associação Comercial e demais órgãos e entidades representativos da sociedade", finaliza o Policial Militar Vanderlei Soares Silva.
O projeto "Anjos da Guarda: A Educação no Trânsito Salvando Vidas" é um exemplo de como a união entre diferentes setores da sociedade pode contribuir para a segurança no trânsito e para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Via: SOT/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!