Profissionais da contabilidade têm papel fundamental na campanha Tributo à Cidadania
ampanha estimula contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda s entidades sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade social ..

Contribuintes que ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) têm até o dia 31 de maio para ficar em dia com as obrigações perante a Receita Federal. Este é um bom momento para ajudar entidades sociais de Cascavel que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. É que parte do imposto que iria para Brasília pode ser destinada diretamente às entidades, através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Os profissionais de contabilidade têm um papel fundamental na campanha Tributo à Cidadania. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e região (Sincovel), William Fischer, destaca que os contadores podem solicitar aos clientes a destinação de parte do tributo para auxiliar as entidades.
“O profissional da contabilidade, nessa reta final, pode insistir com os seus clientes, aqueles que têm condições de destinar, e convencê-los a deixar o recurso aqui no município de Cascavel para as entidades de assistência social. Nós temos um teto de até R$ 20 milhões para serem destinados e estamos arrecadando nem 10% disso. E o profissional de contabilidade tem uma responsabilidade importante nesse processo. Ele pode orientar melhor o cliente”, destaca Fischer.
A campanha é promovida pelo Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e região), IDM (Instituto Décio Mertz), Prefeitura de Cascavel e Câmara de Vereadores.
O período de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se encerra no dia 31 de maio e o contribuinte poderá optar, se tiver a pagar, e deduzir 3% para cada um dos fundos, totalizando 6%.
Mais Lidas
Publicidade