Brasil

Reportagem flagra cobrança de nota fiscal e multas a caminhões de doação no RS; ANTT diz "Fake News"

Reportagem do SBT flagra fiscalização da ANTT multando caminhoneiros e voluntários...

08 mai 24 - 11h54 Atualizado 08 mai 24 - 12h08 Redação SOT

Imagens veiculadas no programa "Tá na Hora" do SBT, apresentado por Márcia Dantas e Marcão do Povo, revelam uma situação preocupante no Rio Grande do Sul: caminhoneiros e voluntários que transportavam doações para vítimas das enchentes estão sendo multados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A reportagem especial mostra flagrantes de caminhoneiros sendo parados em fiscalizações da ANTT e recebendo multas por excesso de peso e ausência de notas fiscais, mesmo com os veículos carregados de itens para ajudar as pessoas afetadas pelas inundações.

Em entrevista à Márcia Dantas, um dos caminhoneiros, indignado, relatou: "Meu caminhão é para 55 mil kg e fui multado por excesso de peso. Estou com tudo pronto para levar para Porto Alegre e eles me multaram por isso. Este não é o Brasil que queremos."

A situação se agrava ainda mais com a notificação de agentes da Defesa Civil durante a fiscalização da ANTT. Um voluntário também entrevistado pelo programa afirmou: "Fomos notificados devido ao excesso de peso."

Dias antes, o governo federal e o governo gaúcho haviam negado nas redes sociais qualquer tipo de impedimento às doações. Uma nota oficial do governo do Rio Grande do Sul classificou como "notícias falsas" as informações sobre bloqueios ou burocracias para a entrega de ajuda.

Na nota, o governo afirmava que:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que, neste período emergencial, não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. Os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos. Os vídeos que circulam na internet que afirmam que a ANTT reteve veículos de doação não condizem com a realidade dos fatos.

A ANTT está empenhada na facilitação da movimentação de cargas, sobretudo gênero de primeiras necessidades, para abastecimento da população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul, além de mobilizar equipes da própria Agência e dos entes regulados no auxílio à população atingida e no reestabelecimento da normalidade.

No entanto, a reportagem do SBT evidencia que, na prática, caminhões de doação estão sendo multados e que a exigência de nota fiscal para a entrega de ajuda humanitária é uma realidade para muitos que desejam colaborar com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A situação gera indignação e reforça a necessidade de medidas urgentes para garantir o fluxo livre de doações para as áreas atingidas pelas chuvas. 

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Reprodução/SBT


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.