O segundo dia do Copacol Agro, realizado em Cafelândia (PR), foi marcado pela palestra do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, que apresentou um panorama da economia nacional. Segundo o economista, o Brasil deve crescer menos em 2024, em torno de 1,8%, devido a diversos fatores, como a alta do dólar, a quebra da safra e o aumento da taxa de juros.
Loyola destacou que a catástrofe climática no Rio Grande do Sul afetará o PIB gaúcho e brasileiro como um todo. "Precisamos avaliar os danos com cautela, mas os investimentos em obras para reconstrução devem impulsionar a economia, proporcionando um crescimento moderado", afirmou.
O ex-presidente do Banco Central também abordou a pressão do dólar sobre a economia brasileira e a desaceleração da economia chinesa, um importante parceiro comercial do Brasil. "Apesar dos riscos, não estamos em uma crise", disse Loyola, ressaltando que a China deve continuar importando produtos brasileiros e que o mercado de trabalho nacional permanece forte.
Loyola alertou para o impacto da queda no preço das commodities, que, após anos em patamar elevado, agora se encontram em um nível médio. "Não acredito em uma nova queda, mas a oferta, influenciada por fatores climáticos e geopolíticos, como os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, pode afetar o setor agro e o preço de outros insumos, como o petróleo", explicou.
O Copacol Agro, evento anual promovido pela Cooperativa Agroindustrial Consolada, tem como objetivo o aperfeiçoamento tecnológico e operacional da diversificação nas propriedades rurais, com foco em atividades como agricultura, avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura.
A cooperativa, que figura entre as cinco maiores do Paraná, busca oferecer aos seus 8,6 mil cooperados e 16 mil colaboradores as últimas novidades do setor para que possam se qualificar e tomar decisões assertivas. "Com planejamento antecipado, entendemos as projeções e definimos as prioridades. Essa estratégia se reflete nas propriedades, onde os cooperados aplicam o conhecimento adquirido no Copacol Agro", afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS