sábado, 19 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Corbélia

Água Limpa: Mais de 100 nascentes são protegidas em Corbélia com a ajuda de voluntários

O projeto Água Limpa demonstra a importância da colaboração entre o poder público, a comunidade e as empresas para a preservação dos recursos naturais.

Na última quinta-feira (09/05), mais uma nascente foi protegida pelo projeto Água Limpa, uma iniciativa do Departamento de Meio Ambiente do Município de Corbélia em parceria com a Itaipu Binacional. A ação, realizada na propriedade do agricultor José J. Gonsalves Neto, na comunidade Carlitão, interior de Corbélia, contou com a participação de voluntários comprometidos com a preservação ambiental.

A nascente passou por uma limpeza geral para remover impurezas, seguida da instalação de pedras irregulares para promover a filtragem natural da água. Canos foram instalados para abastecer as caixas d'água, e a nascente foi lacrada com uma mistura de solo e cimento para garantir sua proteção.

Desde o início do projeto em Corbélia, mais de 100 nascentes já foram recuperadas e protegidas. Somente em 2024, oito nascentes receberam essa importante intervenção. A meta para o final do ano é proteger pelo menos mais 20.

O projeto Água Limpa é coordenado pelo município, mas conta com a participação fundamental de voluntários. Atualmente, 12 pessoas dedicam seu tempo e esforço à conservação das nascentes. No entanto, a busca por novos colaboradores é constante, pois quanto mais pessoas se engajarem, mais nascentes poderão ser protegidas.

"O meio ambiente agradece, e voluntários são sempre bem-vindos. Quanto mais pessoas atuarem em conjunto, mais nascentes conseguiremos proteger", afirma David Lube Filho, Diretor do Departamento de Meio Ambiente.

O projeto Água Limpa demonstra a importância da colaboração entre o poder público, a comunidade e as empresas para a preservação dos recursos naturais. Através da recuperação e proteção das nascentes, garante-se o acesso à água potável para as comunidades rurais, além de contribuir para a manutenção da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.