O medo, a falta de confiança e as frustrações são alguns dos principais adversários de histórias e de projetos de sucesso. Mas há antídotos para enfrentar os limitadores do potencial e da criatividade humana. É isso o que mostrou e provou a oitava edição do Fórum Empreender, que reuniu 300 pessoas na noite de quarta-feira no Auditório Cascavel, na Acic.
A empresária Fernanda Vasconcelos falou sobre O poder da produtividade no mundo dos negócios. Ela lembrou da infância difícil, do sonho de ser atriz e cantora e de uma experiência, em uma agência de talentos, que condicionaria tudo o que ela faria por vários anos como apenas mais ou menos. “Eu vivia uma vida mais ou menos, até que decidi me redescobrir e me permitir novamente a sonhar”, disse Fernanda.
Carreiras brilhantes são ceifadas pelo medo, pela falta de apoio e de recursos e pelo receio de fracassar. Ao citar o autor Fernando Pessoa, que escreveu “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”, Fernanda disse que há ferramentas úteis e versáteis para arquitetar e consolidar uma trajetória pessoal e empresarial de triunfos. Um dos passos iniciais nessa jornada é ser gestor das próprias emoções.
Primeiro, Fernanda ajudou os presentes a identificar seu perfil de empreendedor ou empresário. O empreendedor é aquele que está sempre alegre, feliz e motivado. Já o empresário é o ser racional movido por números, que encontra as estratégias certas para conduzir a empresa a novos patamares de desenvolvimento. O empresário de sucesso assume a sua posição de líder. “A empresa deve ter marcas do caráter do dono, não apenas de sua personalidade”, acentuou Fernanda.
O segundo aspecto é montar um time forte. “Não há uma equipe pronta. Um dos desafios do empresário é encontrar as pessoas certas e criar condições para lapidá-las”. Produtividade não tem relação com força e excesso de trabalho, disse Fernanda, e sim com estratégia. “O empresário sobrecarregado e centralizador não vai muito longe”, ela alertou. Sem a estratégia certa, as dificuldades de empreender, as jornadas estafantes e os desafios impostos por um país com a realidade do Brasil levam facilmente ao insucesso. O fracasso está também, pontuou Fernanda, em conexões erradas, na falta de ética e de comprometimento.
Não fazer nada - O terceiro ponto dos empresários de sucesso é a gestão do tempo, de aprender a valorizar cada instante. Há três tipos de pessoas: aquelas que têm tempo e não têm resultados; aquelas que têm resultados, mas são escravas do trabalho e há aquelas que têm resultados e qualidade de vida. Produtividade também é saber a hora certa de não fazer nada. O quarto aspecto é acreditar mesmo quando não acreditarem. Fernanda encerrou contando a história da águia e da galinha e afirmou que, independentemente do ambiente e dos obstáculos, as pessoas foram criadas para viver vidas extraordinárias. “Por isso, assuma a liderança da sua vida e construa sua história de empresário de sucesso”.
Talk - A segunda parte do Fórum Empreender foi um talk com a participação de Cândida Queiroz, que abordou sobre Bem-estar físico e mental, e Bruna Cecchele, sobre Como a alimentação influencia o desempenho no trabalho e na vida diária. Além de dicas para uma vida mais saudável, feliz e produtiva, Cândida e Bruna citaram o peso da busca do equilíbrio para a obtenção dos resultados esperados tanto na vida pessoal como profissional.
O presidente da Acic, Siro Canabarro, falou da importância do Empreender no dia a dia da entidade e de sua colaboração ao fortalecimento de empresas e setores produtivos inteiros. “Estamos muito felizes com esse grande evento e agradecemos a todos que nos ajudaram na missão de organizá-lo”, afirmou o diretor do Empreender, Fernando Maia.
Integrantes do Núcleo da Indústria Criativa fizeram uma encenação com base no filme Mama, mia, do grupo Abba. A criatividade e o talento dos participantes arrancaram aplausos dos participantes. Outro diferencial da noite foi a atividade proposta pelo Núcleo de Terapias, que colocou nas paredes das escadas que levam ao segundo andar do Edifício Rui Barbosa frases de reflexão e de motivação.
Também foram parceiros do Fórum os núcleos de Eventos, Arquitetos e Urbanistas, Imagem e Estilo, Nutrição, Arquitetura e Decoração, Consultoria e Treinamento, Corretores de Seguros e Acic Mulher.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS