Paraná

Programa vai capacitar associações que representam micro e pequenas empresas no Estado

Realizado pela Fampepar e Sebrae/PR, Programa Capacitar trabalhará com entidades de...

27 mai 24 - 13h22 Luiz Felipe Max
Programa vai capacitar associações que representam micro e pequenas empresas no Estado

Foi realizado em Cascavel, na última sexta-feira (24), o lançamento da segunda etapa do Capacitar. O Programa consiste em uma trilha de conhecimento e capacitações, ofertada por meio de uma parceria entre Sebrae/PR e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar) para as Associações de Empreendedores Individuais e Micro e Pequenas Empresas. 

O objetivo do Programa é oportunizar o acesso a conhecimentos específicos a membros e diretores destas entidades, a fim de transformá-las em espaços de referência no que diz respeito a oferta de soluções de excelência, que atendam às demandas dos pequenos negócios. 

“Estamos felizes em seguir com este projeto, em mais uma etapa importante para continuarmos oferecendo capacitação e apoio às associações que representam as micro e pequenas empresas. Esperamos que os participantes aproveitem este Programa e que isso reflita em ações em prol dos pequenos negócios”, indicou o presidente da Fampepar e, também, do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni. 

Nova etapa - O Programa, que começou em março de 2023, passará para a segunda etapa a partir deste mês, em todo o Paraná. Está prevista a realização de workshops sobre planejamento estratégico e capacitação para diretores e colaboradores das associações. Além disso, o Programa também vai realizar pesquisas de mercado com associados e não associados; reuniões entre os participantes; visitas técnicas e de benchmarking (metodologia que oportuniza a avaliação de cenários com base na concorrência e em outros empreendimentos do mesmo segmento); palestras; consultorias; diagnóstico organizacional; e seminários regionais. 

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, enfatizou a importância desta renovação do Programa. Segundo ele, as capacitações são relevantes porque quando se melhoram os atendimentos às micro e pequenas empresas, o ambiente de negócios do Estado se beneficia. 

“O Capacitar traz ganho para todos os lados, pois quanto mais preparadas estão as associações, mais amparadas estarão as MPE [micro e pequenas empresas]. Com isso, nosso trabalho também é ampliado, pois conseguiremos atender mais empreendedores pelo Estado”, enfatiza Tioqueta. 

O presidente da Associação das Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampec) de Morretes, Antônio Gomes dos Santos Filho, enalteceu o projeto. 

“Que possamos realmente servir aos empresários, não só aos micros e aos pequenos, porque muitas vezes eles se encontram perdidos em meio aos desafios do dia a dia e são as nossas associações que podem ajudar. Por isso, este Programa é tão importante, já que nos ajuda a melhorar os atendimentos e os nossos serviços para que eles realmente atendam aos empresários”, comentou. 

No ato de lançamento, estiveram representadas a Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Amic); a Associação das Micro e Pequenas Empresas em Foz Do Iguaçu (Amefoz); e as Associações das Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampec) de Apucarana, Curitiba, Lapa, Maringá, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Paranavaí, Pontal do Paraná, Sarandi e São José dos Pinhais.

Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.