Mesmo com forte apelo da comunidade escolar para que fosse retirado de pauta, o projeto que privatiza escolas públicas paranaenses foi aprovado nesta terça-feira (04/06) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O Projeto de Lei 345/2024, que recebeu 38 votos favoráveis e 13 contrários, segue para sanção do governador Ratinho. Porém, o deputado Arilson Chiorato (PT), com o apoio da Bancada de Oposição, irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Ministério da Educação (MEC).
O parlamentar, que é vice-líder da Oposição na Alep, na tarde desta terça-feira, destacou mais uma vez que o projeto contém ilegalidades, uma vez que fere a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Base da Educação e também a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nesta terça-feira, a Oposição entrou com uma ação no STF em que pedia o cancelamento do PL até que fosse apresentado a estimativa do impacto financeiro que a terceirização vai causar aos cofres públicos estaduais.
“Vamos preparar também um Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) por todos os vícios que venho relatando. Essa luta é pela geração atual e pela geração futura. Os nossos estudantes não são mercadoria”, afirma o deputado, que também preside o Partido dos Trabalhadores no Estado.
Além das medidas judiciais, o deputado Arilson revela que tem uma visita agendada no Ministério da Educação. “Na oportunidade, vamos apresentar o projeto e os riscos desse modelo para os estudantes, para o futuro da educação, entre outros pontos. A luta não acabou e seguimos esperançosos”, garante.
Voto contrário – Na sessão plenária desta terça-feira, o deputado Arilson reforçou seu posicionamento contrário ao projeto. “O projeto veio em regime de urgência justamente para a população não ter tempo de apreciar e entender realmente os riscos, porque é inconstitucional, ilegal e imoral”, disse.
Via: Assessoria Arilson Chiorato - Foto: Orlando Kissner/Alep
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS