Paraná

Cooperativa da região demonstra interesse em instalar frigorífico de abate de peixe em Missal

Primeira reunião foi realizada com o Poder Público Municipal e grupos de produtores...

05 jun 24 - 23h34 Luiz Felipe Max
Cooperativa da região demonstra interesse em instalar frigorífico de abate de peixe em Missal

Um grupo de produtores de peixes da região esteve reunido com o Prefeito Ferrari de Missal, vice-prefeito Chenho e Secretário de Agricultura, Altair Luiz Fetzner, a fim de discutir os primeiros passos para a instalação de um frigorífico de abate de peixes no município.

Estiveram presentes os produtores Ilmo Welter, Marcio Bedin, Pedro Pereira e Ivan Morch, que apresentaram o interesse de que a instalação seja feita em Missal. Este grupo possui uma cooperativa, e deseja ampliá-la, no sentido de receber para o abate pescados desde a região de Guaíra até Foz do Iguaçu.

Junto ao grupo estiveram presentes ainda o superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura, João Geraldo Barros, e Fábio Campetelli da assessoria do IAT (Instituto Água e Terra). O objetivo da cooperativa, segundo os próprios produtores, não é competir em outras frentes, o foco será voltado a indústria de pescados.

Os presentes foram unanimes em destacar a potencialidade de expansão do setor, visto que outros setores como Avicultura, Suinocultura e Bovinocultura, praticamente atingiram o seu teto. Já a Piscicultura vem crescendo cada vez mais, tanto para o mercado interno quanto para exportação.

O secretário Altair, durante a reunião, destacou que Missal mesmo possui cerca de 20 hectares de lâmina d’água, mas com potencial a passar de 100 hectares. O prefeito Ferrari elogiou a iniciativa. “Os estudos de viabilidade foram realizados em parceria com a Unioeste há alguns anos, e ficamos otimistas em ver a vontade deste grupo em investir em Missal”, exclama.

O município irá contribuir, neste primeiro momento, na busca de uma área adequada para a referida construção. Os projetos e a implantação de fato da Indústria, serão custeados pela cooperativa em questão, que pretende estabelecer parcerias na região, expandindo, inclusive, negócios já existentes. 

Os produtores caracterizam a iniciativa como a união de esforços em busca de ainda mais conhecimento, pois, trata-se de um mercado totalmente aberto, sendo um nicho interessante e com grande possibilidade de crescimento. A região já possui matéria-prima, que são os peixes e a indústria, poderá ampliar, sobretudo os postos de emprego, diretos e indiretos.

Via: Assessoria Município de Missal - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.