Em um feito inédito na história da educação pública brasileira, Cascavel supera em seis anos a meta de alfabetização projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2030. Segundo levantamento preliminar do MEC, 80,1% dos alunos cascavelenses já estão alfabetizados na idade certa, ao final do 2º ano do ensino fundamental.
Este resultado espetacular representa um salto significativo em relação à nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Rede Municipal de Ensino, que em 2023 saltou de 4,7 para 6,8, consolidando Cascavel como referência nacional em educação de qualidade.
O levantamento, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), considerou critérios rigorosos e aplicou a pesquisa em todas as instituições de ensino da rede municipal. As crianças que atingiram 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Seab) foram consideradas alfabetizadas.
A educação nas séries iniciais é fundamental para o desenvolvimento das crianças, proporcionando a elas a base necessária para o aprendizado ao longo da vida. Reconhecendo essa importância, o governo municipal de Cascavel priorizou investimentos na área, com a construção de 20 novas unidades educacionais e a revitalização de mais de 70 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
O projeto "Escola Feliz", implementado pela Prefeitura, é um exemplo dessa dedicação à educação de qualidade. A iniciativa visa garantir que todas as crianças tenham acesso a um ambiente escolar moderno, seguro e propício ao aprendizado.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS