Cascavel

Plano de Mobilidade de Cascavel vai integrar modos de transporte e garantir acessibilidade a todos

O Plano de Mobilidade Urbana tem como objetivo promover a integração entre os difer...

11 jun 24 - 17h51 Redação SOT
Plano de Mobilidade de Cascavel vai integrar modos de transporte e garantir acessibilidade a todos

Passou em primeira votação nesta segunda-feira (10), por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que cria o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU). Com votação final marcada para esta terça (11), o projeto foi elaborado por uma empresa contratada pela Prefeitura, em conjunto com o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) e a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar).

O Plano de Mobilidade Urbana tem como objetivo promover a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas dentro do território de Cascavel. Sua aprovação é uma exigência do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), de 2012, e obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes. Ele também precisa estar em acordo com o Plano Diretor Municipal.

Em suas 62 páginas, a nova lei dá diretrizes para: parcelamento do solo, circulação em vias públicas, infraestrutura, arborização, numeração predial, tratamento de calçadas e gestão do transporte e trânsito. O PMMU tem como objetivos, entre outros, promover acessibilidade universal, segurança nos deslocamentos, integração entre os modais de transporte, redução do impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida.

O Plano de Mobilidade de Cascavel foi elaborado em conjunto com o Projeto de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), que é focado na resolução rápida de problemas pontuais de mobilidade e que já tem ações implementadas e outras em execução. Diversos apontamentos do PAIT foram incluídos no Plano de Mobilidade como futuras ações a serem desenvolvidas.

O Plano aborda os modos pelos quais as pessoas de deslocam pela cidade, seja a pé, de bicicleta, transporte de ônibus, transporte de cargas, individual e de veículos e, por isso, afeta diretamente ou indiretamente todos os cidadãos.

No processo de elaboração do PMMU, foram realizadas consultas à população nos bairros, estudos técnicos, levantamento de estatísticas e duas audiências públicas, nas quais a população pôde votar nas principais prioridades dentro das mais de 100 ações que estão previstas. O Plano projeta o município pelos próximos 20 anos e conta com obras específicas em todos os distritos e bairros de Cascavel, com detalhamento de estradas, ruas e avenidas, ciclovias, calçadas, construção de viadutos e sinalização, por exemplo.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.