05 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Trabalho escravo: 10 trabalhadores são resgatados em operação no Paraná

Posteriormente, eles serão encaminhados para seus locais de origem com a devida assistência.

Uma ação conjunta entre policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Fundação Nacional do Índio (Funai) libertou 10 trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão em uma fazenda no noroeste do Paraná. A operação, denominada "Protetor", ocorreu na sexta-feira (7/6) e resultou na prisão do proprietário da propriedade.

As equipes receberam uma denúncia anônima indicando a presença de trabalhadores em situação precária na fazenda. Ao chegarem ao local, os policiais constataram a situação: 10 trabalhadores, sendo 9 paraguaios - dois deles indígenas - e um indígena brasileiro, viviam em condições degradantes e submetidos a servidão por dívida.

Os trabalhadores, que realizavam atividades na lavoura de mandioca, não podiam sair da propriedade sem autorização e eram obrigados a morar em alojamentos precários. Eles também sofriam com a falta de acesso a serviços básicos, como água potável e sanitário adequado.

Diante das condições sub-humanas, os trabalhadores foram resgatados e levados para o município de Umuarama, onde receberam acolhimento da prefeitura. Posteriormente, eles serão encaminhados para seus locais de origem com a devida assistência.

O proprietário da fazenda foi preso em flagrante e indiciado por crimes contra a liberdade pessoal, trabalho análogo à escravidão e cárcere privado. A investigação sobre o caso seguirá em andamento para identificar outros envolvidos e responsabilizá-los pelos crimes.

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/PM - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade