
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil de Cascavel, com o apoio da Sanepar, realizaram na manhã desta quinta-feira (13), simulado de acidente ambiental no Lago Municipal de Cascavel. Além de treinar as equipes para qualquer incidente que possa contaminar as águas do lago e comprometer o abastecimento, a simulação serviu para mostrar a eficiência das contenções doadas pela Sanepar.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ailton Lima, explica que o objetivo da ação é o de preparar as equipes para, em caso de necessidade, fazer uso adequado dos equipamentos, especialmente, das barreiras cedidas pela Sanepar. “Precisávamos treinar as equipes para que tenham condição de evitar e mitigar qualquer dano ambiental de forma rápida e eficiente”, argumentou o secretário. O material foi doado pela Companhia de Saneamento em março, durante as comemorações do Dia Mundial da Água.
A simulação, realizada como treinamento, teve a participação das equipes da Defesa Civil, da Sanepar, do 4º Grupamento de Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Patrulha Ambiental da cidade. O secretário ficou satisfeito com o resultado. “As contenções se mostraram eficientes e de muito fácil manejo e, dentro dessa simulação, conseguimos fazer todos os procedimentos necessários para evitar um desastre ambiental em relação ao nosso principal manancial de abastecimento, o Rio Cascavel, e o no grande reservatório que é o Lago Municipal”, concluiu Ailton.
O analista da Sanepar Luiz Antônio Lopes, que integra a equipe de atendimento às emergências ambientais, disse que é fundamental a participação e treinamento de todos os envolvidos. O resultado desses simulados e treinamentos já é sentido na cidade. “Desde 2011, não tivemos comprometimento no fornecimento de água tratada na cidade. Todas as situações que ocorreram em áreas circunvizinhas aos mananciais de abastecimento tiveram ação rápida e seguiram os protocolos de segurança ambiental, comprovando a eficiência do treinamento e dos materiais que estão disponíveis para o município”, exemplifica Luiz. Os treinamentos também fazem parte do Plano de Segurança da Água, que tem por objetivo a garantia do abastecimento com qualidade e quantidade.
Na simulação, a primeira ação é da Defesa Civil que, por conseguinte, aciona o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a equipe de fiscalização da SEMA, a Patrulha Ambiental e a Sanepar para o trabalho de controle do local.
Via: Assessoria Sanepar - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!