Cascavel

Barreiras doadas pela Sanepar mostram eficiência em simulação de acidente ambiental em Cascavel

Treinamento foi realizado no Lago Municipal de Cascavel, formado por nascentes que...

13 jun 24 - 19h15 Redação SOT
Barreiras doadas pela Sanepar mostram eficiência em simulação de acidente ambiental em Cascavel

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil de Cascavel, com o apoio da Sanepar, realizaram na manhã desta quinta-feira (13), simulado de acidente ambiental no Lago Municipal de Cascavel. Além de treinar as equipes para qualquer incidente que possa contaminar as águas do lago e comprometer o abastecimento, a simulação serviu para mostrar a eficiência das contenções doadas pela Sanepar.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ailton Lima, explica que o objetivo da ação é o de preparar as equipes para, em caso de necessidade, fazer uso adequado dos equipamentos, especialmente, das barreiras cedidas pela Sanepar. “Precisávamos treinar as equipes para que tenham condição de evitar e mitigar qualquer dano ambiental de forma rápida e eficiente”, argumentou o secretário. O material foi doado pela Companhia de Saneamento em março, durante as comemorações do Dia Mundial da Água.

A simulação, realizada como treinamento, teve a participação das equipes da Defesa Civil, da Sanepar, do 4º Grupamento de Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Patrulha Ambiental da cidade. O secretário ficou satisfeito com o resultado. “As contenções se mostraram eficientes e de muito fácil manejo e, dentro dessa simulação, conseguimos fazer todos os procedimentos necessários para evitar um desastre ambiental em relação ao nosso principal manancial de abastecimento, o Rio Cascavel, e o no grande reservatório que é o Lago Municipal”, concluiu Ailton.

O analista da Sanepar Luiz Antônio Lopes, que integra a equipe de atendimento às emergências ambientais, disse que é fundamental a participação e treinamento de todos os envolvidos. O resultado desses simulados e treinamentos já é sentido na cidade. “Desde 2011, não tivemos comprometimento no fornecimento de água tratada na cidade. Todas as situações que ocorreram em áreas circunvizinhas aos mananciais de abastecimento tiveram ação rápida e seguiram os protocolos de segurança ambiental, comprovando a eficiência do treinamento e dos materiais que estão disponíveis para o município”, exemplifica Luiz. Os treinamentos também fazem parte do Plano de Segurança da Água, que tem por objetivo a garantia do abastecimento com qualidade e quantidade.

Na simulação, a primeira ação é da Defesa Civil que, por conseguinte, aciona o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a equipe de fiscalização da SEMA, a Patrulha Ambiental e a Sanepar para o trabalho de controle do local. 

Via: Assessoria Sanepar - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.