Cerca de 2,7 mil pessoas, do Brasil e exterior, participaram dias 13 e 14 de junho, no Grand Carimã Hotel, em Foz do Iguaçu, do 2º Summit Iguassu Valley. Jadson Siqueira, diretor da Acic para Assuntos de Inteligência para o Desenvolvimento, fez uma síntese do evento na manhã desta quarta-feira durante reunião de diretoria da associação comercial e industrial, e afirmou que o sucesso do Summit é o reflexo da união, força e sinergia do ecossistema de inovação do Oeste do Paraná.
O presidente da Acic, Siro Canabarro, parabenizou os organizadores e lembrou dos desafios, vencidos no passado, de integrar a região no Iguassu Valley. “A estratégia adotada foi muito simples. Temos uma atração mundialmente reconhecida (Cataratas do Iguaçu) e então era só colar o ecossistema nela para que a expansão do projeto fosse potencializada”. A Acic, bem como a Acit, de Toledo, deu importante contribuição no início e consolidação do movimento, lembrou Jadson, destacando também a junção de forças do SRI (Sistema Regional de Inovação), do POD, com o Iguassu Valley.
Atualmente, sete municípios estão conectados ao movimento, todos trabalhando juntos para tornar o Oeste referência nacional e mundial em inovação. Uma das conquistas que mostram que a direção é a correta foi o prêmio que o Iguassu Valley recebeu, da CNI e Sebrae, de melhor ecossistema consolidado do Brasil, vencendo projetos estruturados em grandes centros, como Campinas e Curitiba. Além de ser formado por empreendedores, o Iguassu Valley tem visão de longo prazo, é apolítico e conta, além de empresas, com a participação de órgãos públicos e instituições de ensino.
O evento - Inúmeras atrações abrilhantaram o Summit, como palestras com nomes nacionais, workshops, oficinas e até uma mostra científica. “Os resultados são muito bons e queremos agradecer a todos que patrocinaram, apoiaram e confiaram nesse projeto”, diz Jadson Siqueira.
O sócio-fundador da Easy Dots (cartão-ponto eletrônico), de Cascavel, Murilo Brunetto, fala da importância de ter participado: “Tivemos sete reuniões com potencial para agregar receita de R$ 1,2 milhão por ano em nossa empresa. Conseguimos a expansão de três contratos, que podem triplicar o valor dessas parcerias e ainda, com a Prefeitura de Cascavel, fechamos um acordo de cessão do nosso software para a gestão de uma entidade social. Também comercializamos inúmeros equipamentos de reconhecimento facial”. Murilo informa a empresa prestigia, em média, 15 eventos por ano e que esse foi o melhor do qual já participaram.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
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