A estação mais gelada do ano começa nesta quinta-feira, 20 de junho, às 17h51, pelo horário de Brasília, quando ocorre o solstício de inverno. A nova estação, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), deve ser marcada pelo equilíbrio entre dias de frio, até mais gelados do que no ano passado, e períodos longos com temperaturas mais altas do que o normal.
E se com o frio aumenta a incidência de doenças, em especial as respiratórias, com a variação de temperatura é preciso redobrar os cuidados para manter a saúde em dia. “Neste período é recomendado que se tome algumas precauções para prevenir quadros virais e respiratórios: manter o calendário vacinal atualizado, estar atento a higiene das mãos, manter-se bem hidratado, manter atividades físicas regulares e, se tiver alguma doença pré-existente, é importante que ela esteja controlada”, enumera a médica pneumologista do Policlínica Hospital de Cascavel, Bruna Gheller.
Grupos de risco - A médica alerta que o risco de agravamento de doenças infecciosas é mais alto em quem já possui alguma enfermidade. “Quadros de infecção como gripes, sinusite e meningite podem se agravar em pacientes que tenham uma doença de base, especialmente se não estiver realizando o tratamento adequado. É preciso acompanhamento constante, pois quando sintomas que indicam gravidade são ignorados, em poucos dias a condição pode piorar a ponto de necessitar de hospitalização e tratamento intensivo”, alerta.
Evitar aglomerações em locais fechados no inverno devido à maior circulação de vírus respiratórios no ambiente também é uma forma de prevenir o contágio e desenvolvimento de doenças, principalmente para quem possui doença pré-existente, idosos e crianças.
A manutenção de uma rotina saudável de exercícios e alimentação também auxiliam na prevenção de quadros inflamatórios. “A adoção de hábitos saudáveis é o primeiro passo para manter uma boa imunidade, então a ingestão de líquidos e uma alimentação equilibrada irão contribuir para reduzir a chance de adoecimento nesse período”, ressalta.
Variação de temperatura e clima seco - Outro ponto de alerta, diante da previsão climática para o inverno deste ano, é observar as mudanças bruscas de temperatura que podem ocorrer; e manter-se bem agasalhado em temperaturas frias. Em caso de clima seco há algumas ações que podem amenizar os impactos na saúde. “A umidade do ar abaixo de 50% já traz riscos para nossa saúde respiratória. Buscando amenizar estes efeitos, podemos lançar mão de umidificadores de ar, manter os ambientes arejados e limpos, realizar lavagem nasal ou nebulização com soro fisiológico e ingerir ao menos 2 litros de água por dia”, recomenda.
Via: Assessoria Policlínica Hospital de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS