Cascavel

Especialista alerta para a importância do autocuidado no ambiente de trabalho

O alerta é da psicóloga Alessandra Palácio, especialista em mentoria de carreira. E...

20 jun 24 - 07h30 Redação SOT
Especialista alerta para a importância do autocuidado no ambiente de trabalho

No cenário corporativo atual, a pressão por resultados e a rotina intensa frequentemente levam os profissionais a negligenciar a saúde mental, física e emocional. No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, o autocuidado não deve ser adiado. Investir no próprio bem-estar é fundamental para enfrentar os desafios diários de forma mais produtiva, garantindo qualidade de vida no trabalho.

O alerta é da psicóloga Alessandra Palácio, especialista em mentoria de carreira. Ela tem aprofundado os estudos em uma área que, no senso comum, soa como egoísmo. “Cuidar de si mesmo é fundamental. Trata-se de um ato de amor-próprio em primeiro plano, para depois beneficiar também os outros”, define. 

Muito além da estética - Quando se fala em cuidar de si, logo vem à mente a imagem e a estética. Embora a aparência seja importante no ambiente de trabalho, o tema transcende. Autocuidado é sinônimo de manter um compromisso com nosso bem-estar. A consequência, diz Alessandra, é natural: reflete positivamente na vida de forma geral, inclusive na profissional.

“Quando cuidamos da nossa saúde física, mental e emocional, nos tornamos profissionais melhores, pois antes de mais nada, seremos pessoas melhores”, pontua. 

Pequenos gestos, grandes resultados - Uma mente sobrecarregada com estresse e preocupações afeta o desempenho profissional. Por isso, cuidar de si mesmo ajuda a tomar decisões melhores, resolver problemas com mais eficiência e manter a motivação. Um erro comum é pensar que o autocuidado exige grandes ações diárias. É justamente o contrário.

Pequenos gestos realizados de forma consciente, como um presente para si mesmo que pode ser tomar um banho relaxante, dormir mais cedo ou se presentear com uma refeição favorita em um dia estressante, podem fazer uma grande diferença. 

“Temos visto que 80% das mulheres desejam dedicar mais tempo ao autocuidado, mas menos de 30% conseguem priorizá-lo”, exemplifica Alessandra.

Para driblar essa “falta de tempo” para dedicar atenção a si próprio, Alessandra sugere uma estratégia prática: para cada problema, duas recompensas. 

“Em momentos de estresse, é importante se permitir desligar para recomeçar melhor no dia seguinte. Fazer um hobby, como bordar, ler um livro, assistir a uma série favorita ou qualquer atividade que traga prazer e alivie o estresse, fazendo sentido para cada um, é o recomendado. Em outras palavras, ao dedicar um tempo de qualidade para si próprio, por menor que seja, é ganhar e não perder tempo”, conclui. 

Três dimensões do autocuidado - Quando aprofundamos o tema, percebemos que cuidar de si abrange várias dimensões no trabalho. O primeiro passo é cuidar da saúde física para ter condições de assumir uma rotina de desafios. Manter check-ups em dia, tratar problemas de saúde, alimentar-se adequadamente e praticar atividades físicas são ações fundamentais. “Uma boa saúde física aumenta a nossa energia, disposição e capacidade de concentração, o que cria a base para nosso desempenho profissional mais eficaz”, explica a psicóloga.

Além do corpo, a mente precisa igualmente de atenção. Exercitar o cérebro por meio de leituras, desenvolvimento de novas habilidades ou atividades que nos mantenham mentalmente ativos é fundamental em toda a nossa carreira. Isso não só melhora nossa capacidade cognitiva, mas também nos torna mais resilientes e inovadores no ambiente de trabalho.

E, não menos importante, é o cuidado das emoções. Como você lida com suas emoções, além de assegurar o equilíbrio, gera menos estresse no fim do expediente. Nesse caso, a dica de Alessandra é exercitar a inteligência emocional no dia a dia, pois isso ajuda a gerenciar o estresse e as pressões do trabalho, sem levar para casa uma carga desnecessária. 

Cuide de si - Segundo Alessandra, precisamos ser proativos com nossa vida, pois quando estamos bem, conseguimos ser mais atenciosos e presentes na vida das pessoas ao nosso redor. E, especialmente no ambiente corporativo, melhoramos o foco e a qualidade das relações, o que aumenta a produtividade e a satisfação com as entregas. 

“Isso é essencial para viver de forma equilibrada e produtiva, então não espere que o cuidado venha de fora. Assuma a responsabilidade pelo seu próprio bem-estar. Faça por você e não terceirize a responsabilidade por suas escolhas e resultados”, finaliza Alessandra.

Via: Assessoria Alessandra Palácio - Foto: Divulgação/Getty Images


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.