Cascavel

Vigilância em Saúde do Trabalhador tem atuação reconhecida pela Câmara de Cascavel

A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Santello (União Brasil).

21 jun 24 - 15h01 Redação SOT
Vigilância em Saúde do Trabalhador tem atuação reconhecida pela Câmara de Cascavel

Nesta quinta-feira (20) o Legislativo cascavelense entregou Votos de Louvor e Congratulações à Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), em reconhecimento ao trabalho em ações preventivas, corretivas e de orientação aos trabalhadores e empresários no município. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Santello (União Brasil).

Em 18 abril de 2018 Cascavel implementou na Secretaria de Saúde o novo setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) como parte da Vigilância em Saúde, que conta ainda com os setores de Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância Epidemiológica. Este serviço tem como objetivo executar ações de prevenção e promoção e proteção à saúde do trabalhador em consonância com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Paraná, bem como políticas municipais de atenção aos agravos relacionados ao trabalho. As atividades são executadas por meio de inspeções nos ambientes e processos de trabalho, investigação epidemiológica dos agravos relacionados à saúde do trabalhador, bem como através de educação continuada à população, em articulação com atenção primária em saúde, órgãos públicos federais e estaduais e conselhos locais.

Como destacou o vereador Professor Santello, “o trabalho inovador da Visat tem sido fundamental para reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais e, portanto, contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida desta parcela importante da população da nossa cidade, que são os trabalhadores”.  

“Com a atuação da Visat houve um aumento de mais de 200% nas notificações de agravos, diminuição das subnotificações, alinhamento com os serviços de saúde públicos e privados, capacitação dos servidores em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família,  inspeções de rotina em construção civil, postos de combustíveis, abatedouros, investigação de todos os óbitos e amputações envolvendo crianças e adolescentes no município, isso tudo enfrentando a maior crise de saúde do mundo, a pandemia de covid-19”, detalhou Neri Gehlen.

Estiverem presentes Miroslau Bailak, secretário de saúde do município, Renato Dal Ross, procurador regional do Trabalho, Elisangela Faria, da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Cascavel, Neri Wagner Gehlen, gerente do departamento de vigilância em saúde do trabalhador, Marilia Montiel Coutinho, gerente do serviço especializado em Engenharia de segurança e em Medicina do Trabalho da prefeitura, Claudina Abelini, coordenadora de segurança do trabalho do CEEP Pedro Boaretto Neto, Geovane Gentil, assessor da direção do Consamu, Igor Bonemberger, vereador jovem representando o CEEP e Monica dos Santos Silva, proprietária da empresa Refrigele ar-condicionado.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Corbélia - Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.