Cascavel

Acic e Unioeste assinam parceria histórica pela inovação empresarial

O vice-presidente para Assuntos de Inovação da Acic, Carlos Guedes, lembrou que tan...

26 jun 24 - 19h48 Atualizado 26 jun 24 - 19h49 Redação SOT
Acic e Unioeste assinam parceria histórica pela inovação empresarial

Diretores da Acic e da Unioeste assinaram uma parceria histórica na manhã desta quarta-feira, 26. O acordo permitirá envolver cerca de 650 empresas, dos mais diferentes ramos e portes, em um estudo inédito que vai diagnosticar, encontrar e sugerir soluções a desafios comuns. “Essa aproximação da academia com o setor produtivo é indispensável para fortalecer a geração de riquezas e empregos”, destacou o reitor Alexandre de Almeida Webber, que participou do encontro ao lado de diretores de área da universidade.

O vice-presidente para Assuntos de Inovação da Acic, Carlos Guedes, lembrou que tanto associação comercial quanto Unioeste têm, em suas missões, também disseminar a promoção da inovação. “Agora com os recursos que virão, teremos um salto no acesso a informações, por meio da orientação de professores altamente qualificados, a empresas filiadas à entidade”. Esse é um trabalho importante, conforme Carlos Guedes, porque consolida a tríplice hélice, envolvendo academia, empresas e poder público. “Essa união estratégica fará bem a Cascavel e à região”.

Cascavel Inovador

O executivo da AcicLabs, Vinícius França, falou dos objetivos do projeto Cascavel Inovador, de fortalecer o associativismo por meio da inovação, conectando conhecimentos da universidade ao setor produtivo, e contribuir para aumentar a receita das empresas integradas. Vinícius lembrou que, em 2023, a aceleradora participou de edital da Separtec, do Governo do Paraná e Fundação Araucária, e acabou classificada e contemplada com valor de R$ 200 mil. O dinheiro será empregado na contratação de bolsistas para atuar nos setores de negócios e marketing.

Cerca de 650 empresas serão integradas. Depois da realização de um diagnóstico de seus problemas, aqueles considerados comuns serão analisados e então apontadas as melhores soluções para que, além de superá-los, permitir o fortalecimento do negócio. O reitor Alexandre Webber destacou que a Unioeste vai colaborar e vê na parceria uma grande oportunidade de aproximá-la ainda mais da comunidade. “As instituições de ensino precisam estar atentas e se aliar ao desenvolvimento”, complementou o diretor do campus de Cascavel, Geyser Rogis Flor Bertolini.

O presidente da Acic, Siro Canabarro, afirmou que a Unioeste, uma das primeiras bandeiras da associação comercial, é um orgulho e um patrimônio de Cascavel e do Oeste. Além de Alexandre e Geyser, também estiveram presentes a diretora da Agência de Inovação Maria Piedade Araújo, a coordenadora do Nupeace e da incubadora Unihub Sandra Mara Stocker Lago, a coordenadora do Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná, Manoela Silveira, e a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Elizandra da Silva. Além da Acic, Unioeste, Governo do Paraná e Fundação Araucária, a parceria integra ainda Sicoob Credicapital e PXT.

Via: Assessoria Acic - Foto: Assessoria


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.