Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (26), o tenente-coronel Cícero Tenório assumiu sua cidadania cascavelense através do Decreto Legislativo nº 139 de 2024, que o declara cidadão honorário do município. A honraria foi proposta pelo vereador Tiago Almeida e pelo presidente da Casa, Alécio Espínola.
Desde 2023 Cícero Tenório comanda o 6º Batalhão, com responsabilidade sobre 18 municípios da região, tendo sido promovido ao posto de tenente-coronel em 10 de agosto de 2023. “Durante esses quase doze anos em Cascavel, buscou as melhores soluções para os problemas de segurança pública, agindo de forma integrada com outros órgãos públicos e setores da sociedade civil organizada e criou um forte vínculo com o município, nutrindo sentimentos de amor e pertencimento”, destacou Tiago Almeida.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Renato Silva, do deputado estadual, Oziel Luiz (Batatinha), da vereadora Professora Beth Leal, dos vereadores Cidão da Telepar e Josias de Souza, do chefe do estado maior do 5º Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel Renato Marchetti, do comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Claudio dos Santos Pinto, do delegado-chefe da Divisão Estadual de Combate à Corrupção, Rogerson Ribas Salgado, do chefe da delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Cascavel, Jorge Lúcio Dos Santos Coelho, do delegado da Polícia Federal, Jackson Cerqueira, do tenente-coronel do 19º Batalhão de Polícia Militar, Valmir de Souza, do tenente-coronel Araújo, do 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros, do major Divonzir, comandante do BRFRON, do coronel Garcez, coronel Teixeira, coronel Souza, tenente-coronel Novacoski, do jornalista Nery de Mello (Parangolé), que representou a imprensa cascavelense, do secretário de segurança Pública de Cascavel, Pedro Fernandes, do padre Gustavo Marmentini e do pastor Gilson da Cruz. A cerimônia também contou com a apresentação da banda de música da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
História - Cícero nasceu em 28 de dezembro de 1976, na cidade de União dos Palmares/AL, é filho de José Vaz Tenório Filho e de Maria Cícera de Oliveira Tenório, é casado há 27 anos com Iolanda de Oliveira, com quem tem dois filhos: Guilherme de Oliveira Tenório e Eduardo de Oliveira Tenório.
Sua família mudou para a capital do Paraná em 1987, quando ele tinha apenas 10 anos de idade. No ano de 1991 ingressou mediante concurso no Colégio da Polícia Militar do Paraná, onde cursou o ensino médio e com apenas 16 anos, passou a estagiar no setor de compras do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba. Em 1994, com 17 anos de idade, ingressou no curso de formação de oficiais da Polícia Militar do Paraná na Academia Policial Militar do Guatupê, onde se formou aspirante a oficial em 1996. Em 1997 estagiou nos batalhões da capital do estado: 12º BPM, 13º BPM, Regimento de Polícia Montada e Batalhão de Polícia de Trânsito.
Em 1997 foi designado para trabalhar nos Jogos Mundiais da Natureza em Foz do Iguaçu, apresentando-se no 14º batalhão de Polícia Militar, com sede naquele município, com responsabilidade territorial sobre 22 municípios, a grande maioria na linha de fronteira com o Paraguai, indo de Foz do Iguaçu a Guaíra. Ao final da missão, foi classificado no 14º BPM e acabou permanecendo na fronteira por quase 15 anos. Ali desenvolveu as funções de tenente, foi oficial coordenador do policiamento da unidade, comandante de pelotão, chefe do setor de comunicação social, chefe da Agência Local de Inteligência, dentre outras.
Como chefe da Agência de Inteligência desenvolveu em parceria com o Gaeco uma grande operação, intitulada Desmonte, que culminou na prisão de 45 pessoas ligadas a furtos e roubos de veículos no Paraná. Ainda em Foz do Iguaçu, de 2005 a 2010, integrou o Gaeco e participou ativamente de inúmeras operações de combate ao narcotráfico, roubos, corrupção de agentes públicos, operações estas que culminaram na apreensão de muitas toneladas de drogas, armas de fogo, veículos, levando à prisão várias organizações criminosas.
Em 2012, a seu pedido, foi transferido para o 6º batalhão de Polícia Militar, tendo assumido o comando da 1ª Companhia, que tem a responsabilidade de todo o policiamento ostensivo do município de Cascavel. Durante o período em que esteve no comando atuou em diversas ações e operações policiais, grandes eventos e controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais. Em 2017, ainda como capitão, foi designado para exercer a função de subcomandante do 6º Batalhão, tendo sido promovido a major em 2019, ainda no exercício de tal função. Foi subcomandante da unidade por seis anos. Em 2023 se tornou comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar.
Currículo - Durante todos esses anos na corporação, Cícero participou de inúmeros cursos e fez graduação em Letras e Direito, na Unioeste e especializações em segurança pública, administração com ênfase em segurança pública, direito militar contemporâneo, direitos humanos, estratégias de enfrentamento à violência e em inteligência policial. Em sua brilhante trajetória, também recebeu as seguintes condecorações: medalhas de bronze, prata e de ouro, medalha de mérito do 5º Comando Regional, medalha sentinelas do oeste, medalha sentinelas da tríplice fronteira e medalha “Honra ao mérito escolar”, do Curso Superior de Polícia.
Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS