Cascavel

Formandos do curso de Garçom do Provopar celebram conclusão com emoção

Profissionais receberam os certificados de conclusão de curso na manhã desta sexta-...

29 jun 24 - 22h33 Redação SOT
Formandos do curso de Garçom do Provopar celebram conclusão com emoção

A pergunta feita aos formandos do primeiro curso de garçom realizado pelo Provopar veio com uma resposta cheia de emoção e orgulho. “Agora posso dizer sem medo de errar: sou garçom”, disse Sérgio Ronaldo Ortiz. Ele e mais vinte e três pessoas participaram do curso que foi concluído na última sexta-feira (28) com a entrega dos certificados aos novos profissionais e um almoço para autoridades. Os garçons e garçonetes formados pelo Provopar prepararam tudo para receber os convidados.

“O segmento da gastronomia e do entretenimento tem crescido muito em Cascavel. E é uma demanda necessária. Quero parabenizar o Provopar, a Fabiola, a Neia e toda a equipe do Provopar por essa iniciativa. Desde o início do nosso governo, apostávamos nisso. O Provopar tem um papel de ação social, que é atender as pessoas vulneráveis, mas também tem um outro papel, que é tirá-las definitivamente da dependência do poder público, gerando oportunidades”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos, que participou da entrega dos certificados aos novos profissionais da área da gastronomia.

O vice-prefeito, Renato Silva, também prestigiou a formatura dos novos profissionais, nesta primeira turma do curso de garçom do Provopar. “É muito bom ver estes jovens, estes pais de família, buscando aprimoramento profissional. Cascavel tem um enorme potencial e, com esses trabalhadores preparados e qualificados, o mercado tende a ser cada dia melhor.”

Também prestigiaram a formatura, Volnei Mecabô, vice-presidente do sindicato dos hotéis, restaurantes, bares e similares do Oeste do Paraná e Jorsilei Guerrero, Gerente de Governo do Banco do Brasil  .

Para Neia Alberton, coordenadora do Provopar, “é para nós, diretoria do Provopar e todos os voluntários envolvidos nesta oficina, uma grande alegria chegarmos a este momento, porque aqui temos 24 pessoas aptas a trabalhar como garçom e garçonete, tendo essa oportunidade através do conhecimento adquirido”.

Alguns dos alunos do primeiro curso de garçom do Provopar já estão atuando no mercado de trabalho. Este é o caso de Gabriel Queiroz Martins. “Antes mesmo de concluir o curso, tive a oportunidade de atuar em uma formatura e foi muito bom. Já estou na ativa.”

O Curso foi coordenado pela professora voluntária, Francisca Marcussi, com mais de vinte anos de experiência na área. “Aqui eles aprenderam o básico que um garçom precisa saber. Desde o atendimento ao cliente, postura, condução até a mesa, serviço de buffet, alacarte , bebidas. Enfim, eles  concluem o curso sabendo e conhecendo as tecnicas da boa mesa”.

Alessandra Aparecida Medeiros, uma das mulheres integrantes do grupo, destacou a escassez de profissionais nesta área, o que aumenta as chances de contratação pelo mercado de trabalho. “Hoje em dia é uma profissão com poucos funcionários. É grande a procura por trabalhadores qualificados. E é difícil conseguir fazer um curso desse, de graça.”

Esses cursos profissionalizantes oferecem a “muitos deles a oportunidade de sair do cadastro do Provopar, onde muitas vezes buscavam por cesta básica ou algum tipo de ajuda. Hoje, com essa oportunidade, eles já podem alçar voo e com certeza ter uma profissão”, falou Neia Alberton.

Leonidia Romani, presidente do Conselho de Segurança Alimentar (Concea) e empresária do setor de gastronomia, também esteve presente na formatura dos novos garçons e garçonetes. Para ela, “esta iniciativa do Provopar é de suma importância e de alto nível. O que eu vi aqui me dá a plena certeza de que estão prontos para iniciar na atividade. Nosso mercado de Cascavel vem crescendo a cada dia. E eu, que trabalho na área de alimentação, buffet, eventos e festas, vou organizar uma programação e colocar os nomes destes profissionais para contratação.”

Osni Bueno, empresário do setor, falou da iniciativa do Provopar, destacando-a como imprescindível. “Sensacional, muito bom. Profissionais que passam por cursos como esse realmente atendem às expectativas no mercado de trabalho.”

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.