Cascavel

Educação Inclusiva em Foco: Seminário em Cascavel reúne especialistas para debater desafios

Com 1.351 alunos com deficiência matriculados nas escolas municipais e Cmeis, o Mun...

01 jul 24 - 16h17 Redação SOT
Educação Inclusiva em Foco: Seminário em Cascavel reúne especialistas para debater desafios

A Rede Municipal iniciou o mês de julho com a Educação Especial em pauta. Durante todo o dia de hoje (1º), na Univel, acontece o II Seminário de Educação Especial, que este ano tem o tema: Desafios da Inclusão no Espaço Escolar.

Com 1.351 alunos com deficiência matriculados nas escolas municipais e Cmeis, o Município de Cascavel tem muito a compartilhar quando o assunto é inclusão e bem por isso, a troca de experiências e o conhecimento proporcionado pelo Seminário, por meio das palestras ministradas por especialistas, se faz ainda mais importante.

O vice-prefeito Renato Silva esteve presente e enalteceu a realização do evento, falando da importância de debater a educação inclusiva, de forma a impulsionar a sociedade como um todo a abraçar dos desafios que ainda existem para que a inclusão se efetive a cada dia. “A gente precisa estar atento, debatendo sempre, para que possamos avançar ainda mais no objetivo final, que é a vida das pessoas”.

Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, que também abriu o ciclo de palestras, a discussão sobre inclusão no ambiente escolar é mais que necessário, manifestando preocupação principalmente com políticas públicas que estão em debate na esfera nacional e que consideram a concepção médica das deficiências, mas acabam por suprimir as prática educacionais, principalmente em relação ao atendimento educacional do aluno autista. “Para nós, sem sombra de dúvidas, o maior desafio nesse Seminário é discutir as questões que envolvem o Transtorno do Espectro Autismo e como trabalhar com estes alunos de forma realmente inclusiva”.

Marcia ainda anunciou a nomeação de uma comissão para ampliar e aprimorar o debate e inclusive para elaborar um documento base em relação ao atendimento da criança com autismo na Rede Municipal de Cascavel, que atende mais de mil crianças dentro do Espectro Autismo nos Cmeis, escolas e na Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo.

Além das palestras, os participantes do II Seminário de Educação Especial também puderam acompanhar produções de vídeo que mostram um pouco sobre como funciona o atendimento aos alunos com deficiência nas salas de Recursos Multifuncional e também nos Cmeis. Os presentes também assistiram à apresentação cultura dos alunos do Cmei Nilce Leite Sperança e também prestigiaram o lançamento do Caderno Pedagógico “Possibilidades de Ações de Ensino Sala de Recursos Multifuncional SRM”’, um vasto material pedagógico produzido pelo Departamento Pedagógico, a partir da Divisão de Educação Especial, sob a orientação da Dra. Sonia Mari Shima Barroco.

O evento conta com as palestras da secretária de Educação, Marcia Baldini, da Dra. Sonia Mari Shima Barroco, da Ma. Maria Valdeny Ferreira Gomes e a Ma Kelley Stepanha. Participam coordenadores pedagógicos das escolas e Cmeis, professores das salas de Recursos Multifuncional e os professores da Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.