Cotidiano

Toledo: A Usina agora será do Conhecimento

O espaço estava desativado há muitos anos e está localizado no principal cartão pos...

03 jul 24 - 22h07 Redação SOT
Toledo: A Usina agora será do Conhecimento

A Usina do Conhecimento leva esse nome desde meados dos anos 1990, quando o equipamento público foi construído pelo Governo do Estado para abrigar atividades culturais e educacionais. Na manhã desta quarta-feira (03), a Prefeitura de Toledo e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) assinaram um acordo de cooperação técnica com a finalidade de transformar o espaço em um centro de educação, iniciação científica e inovação tecnológica gerenciado pela UTFPR, com a participação da Secretaria Municipal da Educação (Smed). 

O espaço estava desativado há muitos anos e está localizado no principal cartão postal de Toledo, na península à beira do lago que forma o Parque Ecológico Diva Paim Barth. A assinatura do documento foi realizada pelo prefeito Beto Lunitti e pelo reitor da UTFPR, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho. Na ocasião, participaram diversas autoridades das duas instituições e também representantes do Poder Legislativo, do Núcleo Regional de Educação, da Polícia Civil e da comunidade em geral. 

O município investiu R$1,6 milhão para a reformulação do espaço e a instituição de ensino superior coube a aquisição de equipamentos, mobiliário e a contratação de colaboradores para o atendimento ao público. A instalação desses mobiliários se dará a partir de agora, com previsão de finalizar os processos em até 60 dias. 

O prefeito Beto Lunitti usou uma linguagem metafórica para representar o salto de qualidade relacionado ao uso que será dado à Usina do Conhecimento: “de banheiro de pomba para usina de conhecimento e educação. Era necessário acontecer uma transformação aqui. Toledo hoje está muito feliz por ter a Usina do Conhecimento fazendo a função à qual se propõe, a produção de saberes, o encantar, o incluir e o transformar. O espaço ficou tão bonito, pois é nesse sentido que precisamos fazer para as pessoas. Além da informação, é ter um ambiente acolhedor e transformado para que as pessoas se sintam bem. Toda a produção tecnológica precisa estar a serviço da vida”, garante.  

O reitor da UTFPR também fez uso metafórico e afirmou que essa é “uma fábrica sem chaminé” ao fazer menção à produção de conhecimento, pois o espaço servirá como uma vitrine do conhecimento científico. “A Usina do Conhecimento representa um projeto inovador, que será referência não só para o Paraná, mas para o Brasil. Temos acompanhado esse desenvolvimento e hoje, felizmente, estamos aqui para dar início a esse espaço que foi revigorado e certamente trará aquilo que nós mais prezamos, que é a relação da universidade que nós representamos, a academia, com o poder público, com a sociedade civil organizada, com o setor empresarial, ou seja, vamos conseguir fazer com que crianças, professores, formação de professores, a questão das licenciaturas, toda essa interação necessária, prestando serviço à sociedade daquilo que ela tem das suas expertises. Esse projeto vai trazer uma nova etapa na questão da formação das crianças, dos jovens e também dos adultos por conta dos programas que vamos desenvolver aqui dentro. Toledo está de parabéns, a Prefeitura está de parabéns e a UTFPR está muito orgulhosa no dia de hoje com a inauguração da Usina do Conhecimento”, analisa o reitor.

Alunos da pré-escola, do ensino fundamental, médio e superior, do ensino público e privado, de Toledo e Região, terão acesso a projetos, invenções e saberes. O espaço também será aberto a toda a comunidade que desejar saber um pouco mais sobre ciência e a produção acadêmica. 

O ambiente será adequado à difusão do conhecimento de forma lúdica, com 50 atrações divididas em quatro espaços distintos: Ciência, Lab, Mente e Work. A grande maioria delas permitirá que o visitante interaja com aspectos importantes de diversas áreas do saber (biologia, física, matemática, química, matemática, ciência da computação, entre outras), conhecimentos aplicados ao dia a dia das pessoas. 

As novidades, inspiradas nos principais museus do Brasil, estarão à disposição da população entre o fim de agosto e o início de setembro. Além de ser gerenciada pela UTFPR, a Usina do Conhecimento também poderá receber exposições de trabalhos realizados por outros estabelecimentos de ensino superior sediados em Toledo – até o momento, três instituições manifestaram interesse em participar: a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A secretária da Educação, Dirce Maria Steffens Kulzer, reforçou que a educação vem se destacando nos últimos anos em Toledo e os prêmios que o município tem conquistado, além dos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são resultados obtidos graças ao trabalho realizado e aos constantes e volumosos investimentos em políticas públicas, em formação de professores, em materiais didáticos e pedagógicos, kits e materiais escolares e todas as inovações implantadas nas escolas.  “Esse termo de cooperação firmado entre o Município de Toledo e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vem a somar com tudo aquilo que o município vem avançando na educação”, frisa.

O vice-prefeito, Ademar Dorfschmidt, reforçou o compromisso assumido com a educação no município e relatou os investimentos realizados nos últimos três anos. “Neste dia tão especial, é de coração que entregamos essa península em forma que lembra um coração para a UTFPR tocar esse grandioso projeto para promover justiça social e transformar vidas em nosso município”, salienta. 

Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.