Iporã, PR - 05 de julho de 2024 - Na noite de ontem, 04 de julho de 2024, por volta das 23h15, a Polícia Militar Rodoviária (PMPR) apreendeu um veículo GM/Montana preto que transportava agrotóxicos contrabandeados do Paraguai na Rodovia Estadual PR-323, em Iporã. O condutor de 29 anos, foi preso em flagrante.
A equipe da PMPR realizava uma operação de fiscalização de trânsito quando deu ordem de parada ao condutor da Montana. O motorista desobedeceu à ordem e empreendeu fuga em alta velocidade, colocando em risco a vida de outros motoristas.
Durante a perseguição, que se estendeu por cerca de 10 km, o condutor realizou manobras perigosas, incluindo trafegar no acostamento na contramão de direção. Nas proximidades do Km 342, o veículo começou a pegar fogo, levando o motorista a abandoná-lo e tentar fugir a pé por uma área de mata. Ele foi capturado pela equipe policial.
Ao retornar ao veículo, os policiais constataram que a parte dianteira já estava em chamas. Eles conseguiram retirar um rádio HT GP-78 e visualizar pacotes de agrotóxicos na cabine e na carroceria. O conduto confessou que transportava aproximadamente 200 kg de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai.
O veículo foi completamente destruído pelo fogo até a chegada da Defesa Civil. Devido ao risco de explosão, a equipe da PMPR manteve distância. Após a extinção das chamas, o veículo foi identificado pelas placas, confirmando-se tratar de uma caminhonete GM/Montana preta com placas do Mercosul.
Diante dos fatos,o homem foi preso em flagrante e teve seus direitos constitucionais assegurados. Foi necessário o uso de algemas, conforme a Súmula Vinculante nº 11 do STF, devido ao risco de fuga e perigo à integridade física. O detido informou que pegou o veículo carregado em Terra Roxa-PR e o levaria até Umuarama-PR, onde receberia R$ 800,00 pelo transporte.
Em contato com a Delegacia de Polícia Federal de Guaíra, os policiais militares foram informados que não havia crime federal a ser tipificado, pois o agrotóxico se incendiou e o rádio HT, por ter baixa potência, não configurava flagrante. Restou apenas a infração de responsabilidade da Polícia Civil.
O veículo incendiado e o detido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Iporã para os procedimentos cabíveis.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS