Paraná

Sebrae/PR completa 52 anos neste dia 05 de julho

Empreendedorismo, marketing, leis e normas estão entre os temas mais procurados...

05 jul 24 - 17h35 Redação SOT
Sebrae/PR completa 52 anos neste dia 05 de julho

Durante os seis primeiros meses de 2024, o Sebrae/PR atendeu 500.357 empresas e empreendedores únicos. Dados divulgados nesta sexta-feira (5) mostram que a instituição alcançou 369.646 pequenos negócios, sendo 210.426 microempreendedores individuais (MEI), 135.409 microempresas (ME), 23.740 empresas de pequeno porte (EPP) e 130.711 empreendedores em busca de informações sobre como abrir um negócio.

Entre os temas mais procurados pelos pequenos negócios estão o marketing (40,54%), leis e normas (28,92%), além de empreendedorismo (24,58%) de modo geral. No recorte por setor, os que mais procuraram por soluções foram Serviços (48,53%), Comércio (31,61%), Indústria (10%) e Construção (9%).

“Já alcançamos os 399 municípios do Paraná com atendimentos, seja de forma presencial ou digital. Um desfecho incentivador, pois, queremos estar em todos os territórios e ao lado de quem empreende. O que hoje celebramos é resultado de uma trajetória de trabalho e compromisso que dividimos com nossa equipe, nosso Conselho Deliberativo, parceiros e clientes”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

Ambiente de negócios  - Um dos meios para auxiliar os pequenos negócios é a orientação e garantias para o acesso ao crédito. Apenas em 2024, foram concedidos R$ 236,2 milhões em crédito em 4.598 operações, por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O Sebrae/PR foi avalista de 78,77% desse montante, além de disponibilizar informações sobre o uso consciente do crédito.

Os empreendedores podem garantir até 80% de financiamento junto a uma instituição financeira, com condições específicas por porte empresarial e modalidade de financiamento, além de ter apoio para usar o crédito da melhor forma possível.

Outro ponto de destaque no desenvolvimento do ambiente de negócios é o período necessário para abrir um negócio. Dados de maio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) apontam que o processo de abertura de uma empresa leva cerca de nove horas no Paraná, sendo que em 2023 e 2022 eram 13 horas e 19 horas, respectivamente. 

Ao todo, 397 municípios paranaenses integram a Redesim, sistema com abrangência municipal, estadual e nacional que foca na simplificação, desburocratização e redução do tempo e custos.

“Esses resultados são possíveis por conta de um trabalho alinhado. O desenvolvimento do ambiente de negócios é contínuo e envolve parceiros institucionais, públicos e privados. É uma rede de esforço permanente e que impacta de forma direta na vida dos cidadãos”, celebra o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.

Estrutura - O Sebrae possui rede de atendimento por todo o Paraná, de forma presencial em 349 municípios paranaenses. Com sede em Curitiba, a instituição conta com 27 escritórios, 85 Pontos de Atendimento ao Empreendedor (em parceria com associações) e 371 Salas do Empreendedor (em conjunto com prefeituras), além de disponibilizar atendimento e conteúdos digitais, por meio de portal (https://sebraepr.com.br/), aplicativo e redes sociais (https://www.instagram.com/sebraepr/).

“Para que possamos trabalhar a gestão, temos que ser exemplo e ter boas práticas, e todos os colaboradores são fundamentais nesse processo. E essa operação também precisa ser feita pensando de forma sustentável, com a utilização de energias renováveis, por exemplo”, destaca o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto.

Nos seus 52 anos, o Sebrae/PR é uma instituição que atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, articulação pelo ambiente de negócios, educação empreendedora, formação de lideranças, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.  Os programas e soluções desenvolvidos pelo Sebrae impactam desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

Feira do Empreendedor - Para o próximo semestre, um dos destaques é a Feira do Empreendedor (https://pr.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/sebrae-pr-divulga-primeiros-palestrantes-da-feira-do-empreendedor/), em Curitiba, com quatro dias de programação, entre 26 e 29 de setembro. O evento do Sebrae/PR é uma celebração do empreendedorismo no Paraná e serve para quem já possui um negócio, deseja começar a empreender ou está em busca de networking e informações sobre o mercado. Em 2023, a Feira atraiu mais de 17 mil participante

Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.