A partir da próxima semana, tanto a abertura quanto a alteração no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJs) de empresas sediadas em Toledo serão simplificadas graças à integração entre os sistemas estadual e municipal. Com esta nova funcionalidade, os empreendimentos que realizarem procedimentos junto ao Empresa Fácil PR (plataforma da Junta Comercial do Paraná [Jucepar]) terão seus dados automaticamente repassados à Prefeitura de Toledo.
No momento, os contribuintes precisavam realizar duas vezes o mesmo procedimento para criar ou alterar informações como razão social, endereço, quadro societário e capital social. “Esse processo em duplicidade aumentava a probabilidade de erros, o que ocasionava atrasos em alguns atrasos. Agora, em poucas horas será conduzido um processo que antes poderia levar até meses”, destaca o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Diego Bonaldo.
Essa mudança não se aplicará aos microempreendedores individuais (MEIs), mas beneficiará pequenas, médias e grandes empresas, que representam cerca de 90% dos CNPJs ativos em Toledo. “A integração foi viabilizada após um ano de trabalho em que foram necessários fazer revisões legais e operacionais, garantindo que os parâmetros municipais estivessem alinhados com os estaduais”, acrescenta o titular da AgroDesenvolvimento.
A mudança foi bem recebida pelos profissionais da área contábil. “A integração dos sistemas proporciona, para os escritórios de contabilidade, mais praticidade, agilidade e, principalmente, redução na burocracia no atendimento a clientes que estão se instalando ou já atuam em Toledo. Os contadores são o elo de ligação entre município e empresas e tudo que é feito para melhorar e acelerar o processo de formalização, cadastros e autorização de funcionamento delas reflete diretamente em suas atividades e, consequentemente, na geração de empregos e receitas para o município”, analisa o diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR), Ederson Claiton Mores.
Riscos – Os benefícios da integração entre os sistemas estadual e municipal também se aplicam a CNPJ cujas atividades são classificadas de baixo ou médio risco. Empresas classificadas como de “baixo risco” terão, após o alvará liberado automaticamente pela Prefeitura após a abertura ou a alteração; as de “médio risco” também receberão autorização automática para funcionamento, enquanto aguardam a fiscalização dos órgãos licenciadores.
A situação das empresas de “alto risco” segue da mesma maneira: o alvará será concedido apenas após a aprovação de todos os órgãos fiscalizadores. “Este processo de abertura ou alteração cadastral de CNPJ se baseia no princípio da boa-fé do contribuinte. Por isso, peço a atenção dos empreendedores neste momento, sobretudo em relação ao CNAE [Cadastro Nacional de Atividades Empresariais] em que vão atuar. Qualquer inconsistência neste dado pode ocasionar aborrecimentos futuros com órgãos de fiscalização”. alerta a supervisora da Sala do Empreendedor, Fernanda de Oliveira Moreira.
Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS