Paraná

Férias: atualizar a carteira de vacinação protege crianças e jovens em passeios e viagens

Para viagens no Brasil orientação é que estejam atualizadas as imunizações contra f...

08 jul 24 - 22h42 Redação SOT
Férias: atualizar a carteira de vacinação protege crianças e jovens em passeios e viagens

Muitas famílias aproveitam as férias de julho para passear em outros locais do Estado, do País ou mesmo no Exterior. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chama a atenção de pais e responsáveis por crianças e adolescentes para aproveitarem essa época do ano e atualizarem a carteira de vacinação, garantindo proteção durante e após as férias. 

Para viagens no Brasil, a orientação é que estejam atualizadas, especialmente, as imunizações contra febre amarela, poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e tétano. Se a opção for por viagens ao Exterior, é preciso estar atento às orientações de cada país, inclusive o prazo de antecedência para estar devidamente imunizado na data da viagem. No Paraná, estão disponíveis 1.930 salas de vacinação para a atualização do documento.

Considerada um direito do cidadão, a imunização faz parte da Atenção Primária e é uma das medidas mais importantes para a redução de doenças, sequelas e mortes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem vacinas para a prevenção de mais de 20 doenças fatais, o que evita cerca de 2 milhões a 3 milhões de mortes todos os anos por doenças, como difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo. 

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos, o período das férias de julho pode ser ideal para a atualização do documento não só das crianças, mas de toda a família. “Uma forma de cuidado e carinho, que traz benefícios e previne muitas doenças e evita dor de cabeça futura. As vacinas estão distribuídas em todo o Paraná durante o ano todo”, ressalta.

A Sesa ainda reforça que a vacina contra a gripe pode ser uma grande aliada para a defesa do organismo nesta época do ano. Ela é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade.

"Com a chegada do inverno é esperado que doenças respiratórias como a gripe ganhem destaque entre as manifestações em crianças. Por isso, é importante que as famílias utilizem o período das férias escolares para colocarem o calendário de vacinação dos pequenos em dia”, complementa a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski.

COBERTURA - De acordo o painel cobertura vacinal do Ministério da Saúde, com dados preliminares até maio, as coberturas vacinais do Paraná de crianças até 2 anos são:  BCG – 88,21 %; Hepatite B – 84,64%; a Febre Amarela - 74,24%; Hepatite A – 80,41%; Menincocócica conj. C – 69,18%; Pentavalente – 85,65%; Pneumocóccica 10 – 80,18%; Poliomielite Injetável – 85,29%; Rotavírus Humano – 82,60%; Tríplice Viral-D1 – 92,08%; Varicela/Tetraviral – 74,05%; DTP (1º ref) - 77,96%; Menincocócica conj. C (1º ref) - 68,63%; Pneumocóccica 10 (1º ref) - 79,41%; Poliomielite Oral - 77,56%.

Confira a finalidade das principais vacinas ofertadas no Paraná:

 - BCG: protege contra formas graves de tuberculose

 - Pentavalente: contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite)

 - Pneumocócica 10-valente: contra pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite

 - Meningocócica C: contra o meningococo C, bactéria que causa meningite

 - Rotavírus: contra diarréia e desidratação

 - VIP: contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite

 - VOPb: protege contra os sorotipos 1 e 3 da poliomielite

 - Dupla Adulto (dT): contra difteria e tétano

 - Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola

 - Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche

 - dTpa: é administrada em gestantes e protege contra difteria, tétano e coqueluch

 - Varicela: contra catapora

 - HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero

 - Febre Amarela: protege contra a doença e é recomendada para as pessoas que vão se deslocar para áreas fora do Paraná, que tenham recomendação de vacinação

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Jaelson Lucas


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.