Paraná

Mecanização e inovação impulsionam crescimento do setor do Café

Lavouras carecem de mão de obra mais especializada e a solução é olhar para esse se...

09 jul 24 - 14h45 Redação SOT
Mecanização e inovação impulsionam crescimento do setor do Café

O mercado do café no Brasil em 2024 se encontra em um momento importante de apoio à produção, sobretudo no que diz respeito a mecanização e inovação setor. Mesmo que grandes indústrias de implementos ainda não foquem na produção para essas lavouras, empresas em ascensão ganham espaço porque acreditam sobretudo, na determinação dos produtores de café, os quais colocam o Brasil como líder mundial no setor.

Para suprir essa lacuna de mercado, a indústria de implementos agrícolas para o café está se especializando cada vez mais, buscando tecnificar a produção e aumentar a eficiência das lavouras. “É um momento importante para a produção do café no Brasil, porque devemos chegar a quase 2 milhões de hectares para essa culta neste ano, segundo dados do Observatório do Café. Isso significa um aumento de 1,5% a mais de área ocupada em relação a 2023. Isso nos faz acreditar na força do setor”, explica Rodrigo Leôncio, Gerente Comercial da RIG Implementos Agrícolas, um braço da IPAR Máquinas Agrícolas para a produção de maquinários para a cafeicultura.

Mecanização em Foco - Um dos principais desafios da cafeicultura brasileira é a falta de mão de obra. Para superar esse obstáculo, a mecanização se torna cada vez mais importante. “Tudo na cafeicultura ainda é bastante braçal, artesanal. A falta de mão de obra acaba obrigando o produtor a achar alternativas e como estamos sempre em contato com esses produtores, acabamos pensando juntos dos produtores para criar maquinários que venha a substituir, de alguma forma, os trabalhadores braçais”, completa Rodrigo, que visitou o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro para conversar com produtores, revendas e cooperativas.

Para Maria Eduarda, Diretora da IPAR, a empresa está comprometida com o futuro da cafeicultura brasileira. "Acreditamos que a mecanização e a inovação são as chaves para o crescimento sustentável do setor", declara. "Nosso objetivo é oferecer aos produtores soluções que os ajudem a aumentar a produtividade, a qualidade do café e a sua rentabilidade", finalizou.

Via: Assessoria - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.