Cascavel

Copel investe em tecnologia para modernizar rede elétrica e melhorar relação com o consumidor

O início do projeto, que até novembro de 2025 vai beneficiar 151 municípios, foi em...

10 jul 24 - 13h35 Atualizado 10 jul 24 - 13h42 Redação SOT

A tecnologia se torna aliada da Copel, uma das maiores empresas de energia do Brasil, na melhoria de sua relação com os consumidores. O projeto Rede Elétrica Inteligente, já em andamento também em Cascavel, traz inúmeras vantagens ao sistema e revoluciona a prestação do serviço. É sobre isso que falaram na manhã desta quarta-feira, na Acic, o gerente Regional de Serviços Paulo Nachtygal e o gerente de Projetos Francisco Ávila.

O início do projeto, que até novembro de 2025 vai beneficiar 151 municípios, foi em 2014 com o Smart Grid, em Curitiba. Com investimento global superior a R$ 800 milhões, a Copel vai melhorar seus serviços a 1,5 milhão de consumidores, gerando durante a implantação 1,4 mil empregos. “Estamos construindo uma nova relação entre a distribuidora e os seus consumidores, mais transparente e com a entrega de mais agilidade e eficiência”, conforme Paulo.

Em Cascavel, serão substituídos 166 mil medidores e mais de 600 na região. O equipamento empregado é uma espécie de computador que permite acesso a inúmeras informações utilizadas pela Copel para melhorar seus serviços e então compartilhadas aos consumidores. Via aplicativo, o cliente poderá acompanhar a evolução de sua conta on-line em tempo real. “Ele poderá ver quanto já consumiu e ter em mãos uma projeção do valor da tarifa do mês, evitando sustos”, informa Francisco. Essa mudança permitirá ao empresário, por exemplo, controlar melhor o uso desse insumo indispensável ao seu negócio.

Um sensor instalado em cada novo medidor inteligente informará a distribuidora sobre falta de energia, tensão e se há algum problema de fase. Diferente do que ocorre atualmente, a equipe destacada para atender a ocorrência chegará diretamente no local indicado em vez de dispender tempo procurando, na rede física, onde está o problema. “Há otimização de tempo e agilidade na solução de ocorrências”, conforme Francisco, que explicou tecnicamente como os dados serão coletados, distribuídos, analisados e compartilhados. Outro benefício do projeto Rede Elétrica Inteligente é que as leituras serão automáticas, on-line, evitando riscos de equívocos na coleta e lançamento errado de valores nas tarifas.

Acesso - Paulo disse, na Acic, que é importante que os consumidores residenciais e comerciais entendam a amplitude da novidade e facilitem o acesso dos profissionais destacados para fazer a substituição do medidor, que demora entre 15 e 30 minutos. As equipes são devidamente identificadas. Para agendar o atendimento, o melhor que o consumidor tem a fazer é atualizar seu cadastro no site da Copel (WWW.COPEL.COM) ou entrar em contato pelo telefone 0800.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.