Paraná

Alexandre Webber é eleito novo presidente da Apiesp

Reitor da Unioeste estará à frente da Associação das Instituições de Ensino Superio...

10 jul 24 - 16h23 Redação SOT
Alexandre Webber é eleito novo presidente da Apiesp

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), uma das mais importantes do segmento no Brasil, tem um novo presidente: Alexandre Almeida Webber, reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) assume o cargo e mantém o compromisso de seguir com o diálogo e defesa dos interesses das instituições junto ao Governo Estadual, municípios e toda sociedade paranaense, tendo como premissa a valorização e o respeito ao Ensino Superior público.

Ao ser escolhido para estar à frente da Apiesp, Webber entende a responsabilidade de seguir dando visibilidade ao poder transformador que as universidades possuem perante a sociedade “Um dos grandes desafios da universidade pública é estar próximo da população e fazer a diferença na sociedade, é realmente uma honra representar a Apiesp, juntamente com a diretoria e nossos colegas reitores, justamente nesse papel de lutar e dar visibilidade ao ensino público, gratuito e de qualidade".

Webber, foi eleito por aclamação e se torna sucessor do então presidente, Miguel Sanches Neto, reitor da UPEG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) para gestão 2024/2026. Também está formada a nova diretoria executiva, sendo vice-presidente, Leandro Vanalli, reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tesoureiro Fabio Hernandes, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Alexandre Webber tem um histórico de vida na Unioeste, foi acadêmico da primeira turma de Odontologia e participou ativamente do processo de implantação do curso, como líder estudantil. Tem especialidade em Saúde da Família pela Unioeste, é mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Estomatopatologia na FOP/Unicamp. Fez carreira como docente na Unioeste desde 2002, coordenador do curso de odontologia entre 2006 e 2010, diretor do campus de Cascavel por dois mandatos de 2012 a 2019, eleito reitor pela gestão 2020/2023 e reeleito 2024/2027.

Sobre a Apiesp - A Apiesp foi fundada em 7 de julho de 1994 e tem sede em Curitiba. No seu estatuto, entre outras finalidades, visa congregar as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais do Paraná, no sentido de fortalecê-las como instâncias da sociedade civil, capazes de interferir na definição da política de ensino superior paranaense; e promover a união das instituições públicas estaduais de ensino superior do Paraná na defesa dos seus interesses e em benefício da sociedade e da população.

Cruep - Junto com a presidência da Apiesp, Alexandre Webber, também assume o Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (Cruep), que tem como finalidade acompanhar e promover a articulação entre as instituições que integram e se relacionam com o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, para elaboração de programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, com foco no desenvolvimento regional sustentável, levando em conta aspectos acadêmicos, tecnológicos, culturais, sociais e econômicos.

Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.