Um avião da companhia aérea VoePass decolou de Cascavel pouco antes do meio-dia com rumo ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, porém, com causas que ainda serão apuradas, o voo 2283 caiu em um condomínio na cidade de Vinhedo, cerca de 100 quilômetros de Guarulhos.
A tragédia deixou 62 pessoas mortas, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.
Veja quem são os passageiros, de acordo com a lista de nomes divulgados pela empresa VoePass.
Passageiros do voo 2283
1- ROSANGELA SOUZA
Rosangela Souza era de São Paulo. Ela estava no Paraná onde participou de uma convenção da empresa GhelPlus, em Ampére, no sudoeste do Estado.
Ela estava voltando para casa. A empresa tinha 8 representantes comerciais e 1 colaborador que tragicamente perderam a vida em um acidente aéreo.
2 – LUCIANI CAVALCANTI
Luciani Cavalcanti era de São Paulo. Ela estava no Paraná onde participou de uma convenção da empresa GhelPlus, em Ampére, no sudoeste do Estado. Junto com oito colegas de trabalho.
A sobrinha da vítima lamentou a perda da tia em suas redes sociais. ''Porque tinha que estar nesse avião, sem acreditar que nos deixou, sempre irá morar em nossos corações Luciani Cavalcanti amaremos você para sempre tia!!!''
3- ELIANE ANDRADE FREIRE
Eliane Andrade Freire era farmacêutica. Formada em farmácia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e especialista em homeopatia.
Eliane trabalhava como supervisora na área de garantia de qualidade na empresa Prati-Donaduzzi, em Toledo. Ela embarcou e estava indo visitar a família.
4 – JOSE LEONEL FERREIRA
O médico Leonel Ferreira morava em Cascavel. Ele era dono do Centro de Imagem instalado na cidade em 1994. Se formou em medicina na Universidade de Taubaté, fez residência em radiologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) e se tornou mestre em Engenharia Biomédica.
O profissional atuava como membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e como Professor Assistente do Curso de Medicina e Residência Médica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
O médico seguia para São Paulo, onde visitaria e passaria o dia dos pais com o filho.
5 – DENILDA ACORDI
Denilda Acordi, saiu de Cascavel com destino à Brasília, ela estava indo ao Distrito Federal para cuidar de sua mãe, de 92 anos.
Moradora de Três Barras do Paraná e ministra da eucaristia da cidade.
6 E 7 – MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA E JOSE CLOVES ARRUDA
Maria Auxiliadora Vaz de Arruda era casada com José Cloves Arruda, eles eram moradores de Guaratinguetá. Maria , conhecida como Dora, e José Cloves, prestavam serviços na APAE e na Igreja São Pedro.
José Cloves Arruda era casado com Maria Auxiliadora Vaz de Arruda e moravam em Guaratinguetá
8 e 9 – NELVIO JOSE HUBNER E GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
Nélvio José Hubner era casado com Gracinda Marina Castelo da Silva. Ele iniciou sua trajetória na Prefeitura de Toledo em 2011 e atuava como Procurador Municipal. Casados há 25 anos, os dois deixam três filhos.
A Prefeitura de Toledo publicou uma nota de pesar pela morte do casal.
Gracinda Marina Castelo da Silva e o marido Nélvio José Hubner eram moradores de Toedo. Formada em engenharia química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestre e doutora em engenharia química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Gracinda atuava na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Toledo.
10 – RONALDO CAVALIERE
O representante comercial Ronaldo Cavaliere, de 43 anos, morava em Maceió. Natural de Ubatuba (SP), Ronaldo Cavaliere morava em Maceió para acompanhar o crescimento do único filho. Representante comercial de várias empresas, Cavaliere participou de uma convenção de vendas do Grupo GhelPlus, em Ampére.
11 – SILVIA CRISTINA OSAKI
A professora Silvia Cristina Osaki era médica veterinária. Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1996, Silvia fazia parte do quadro de professores da Universidade Federal do Paraná desde 2009.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou uma nota de pesar pela morte da docente.
12 – WLISSES OLIVEIRA
O empresário cearense Wlisses Oliveira atuava no ramo da construção civil em Fortaleza.Ele também estava em uma convenção de vendas do Grupo GhelPlus, em Ampére.
A empresa tinha 8 representantes comerciais e 1 colaborador que tragicamente perderam a vida em um acidente aéreo.
13 E 14 – HIALES CARPINE FODRA E DANIELA SCHULZ FODRA
Hiales Fodra e a esposa Daniela Schulz eram moradores de Ubiratã. Ele era policial rodoviário federal. Eles seguiram até o Aeroporto de Cascavel, que fica a 82 km de Ubiratã, onde embarcaram no voo que os deixaria no Aeroporto Internacional de Guarulhos. No estado de São Paulo, fariam conexão para ir aos Estados Unidos.
A Polícia Rodoviária Federal emitiu uma nota de condolências após a morte do casal. Daniela Schulz era casada com Hiales Carpine Fodra. Ela era fisiculturista e iria viajar com o marido para os Estados Unidos.
15 – REGICLAUDIO FREITAS
Outro empresário cearense que estava no voo era Regiclaudio Rodrigues Freitas, que eram sócio da empresa RF Construções. Freitas morava em Limoeiro do Norte, no interior cearense, onde era um dos donos de uma loja de materiais de construção.
Nessa empresa ele era sócio de Wlisses Oliveira, que morava em Fortaleza e tinha outra firma, própria, na capital cearense. Ele também estava em uma convenção de vendas do Grupo GhelPlus, em Ampére.
16 – SIMONE MIRIAN RIZENTAL
Ex-professora da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Simone Mirian Rizental é ponta-grossense. Simone era conhecida por sua dedicação à educação, atuou como pedagoga na rede estadual de ensino do Paraná até sua aposentadoria em 2020.
Durante sua carreira, trabalhou no CEEP Pedro Boaretto Neto, em Cascavel, onde deixou um legado de compromisso com a formação de jovens.
17, 18 e 19 – JOSGLEIDYS GONZALEZ, MARIA PARRA e JOSLAN PEREZ
Josgleidys Gonzalez viajava com o filho Joslan Perez e com a mãe dela, Maria Parra. Eles eram venezuelanos e vieram ao Brasil devido a um problema de saúde do menino. Depois do tratamento em São Paulo, forma morar em Cascavel. Eles estavam indo para São Paulo fazer documentação para que pudessem ir à Colombia.
Mãe de Josgleidys e avó de Joslan. Eles iriam a São Paulo fazer a documentação para que pudessem ir para a Colômbia onde vivem parentes da avó.
O menino venezuelano Joslan Perez, de 4 anos viajava com a mãe e com a avó.
20 e 21 – MAURO BEDIN e ROSANGELA MARIA DE OLIVEIRA
Mauro Bedin viajava com a namorada Rosângela Maria. Mauro era servidor da Sanepar. Eles moravam em Guaíra.
22 e 23 – ANTONIO DEOCLIDES ZINI JUNIOR e KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
Antonio Deoclides Zini Junior, ex-goleiro do Cascavel Futsal e empresário, e a esposa, Kharine Gavlik Pessoa Zini, fisioterapeuta, moradores de Cascavel estavam no avião.
Kharine Gavlik Pessoa Zini, fisioterapeuta, viajava com o marido Antonio Deoclides Zini Junior.
24 – MAURO SGUARIZI
Ex-morador de Itaipulândia, Mauro Junior Sguarize Zeczkowsk, de 31 anos, era DJ na cidade de Guarulhos e voltava para casa. Ele possuía familiares residentes no Distrito de São José do Itavó em Itaipulândia. No último final de semana, ele visitou parentes em Santa Tereza do Oeste e Foz do Iguaçu.
Nesta sexta-feira, seu pai, Mauro Sérgio Zeczkowski, o acompanhou até o aeroporto para embarque em direção a Guarulhos. Mauro era sobrinho de Maristela Lopes Zeczkowski Sorgetz, moradora de São José do Itavó.
25 e 26 – LEONARDO HENRIQUE DA SILVA e HADASSA MARIA DA SILVA
O jovem casal Leonardo Henrique da Silva e Hadassa Maria da Silva estão entre as vítimas. Leonardo Silva cursava educação física no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.
Hadassa trabalhava em uma empresa de gestão empresarial.
27 e 28 – MARIA VALDETE BARTNIK e RENATO BARTNIK
Maria Valdete Bartnik de 61 anos e Renato Bartnik de 65 anos estavam indo para o Rio de Janeiro visitar o irmão de Renato. O casal morava em Cascavel.
Maria era dona de casa e Renato aposentado, mas continuava trabalhando como caminhoneiro. O casal deixa três filhos.
29 – RAPHAEL BOHNE
Raphael Bohne era empresário no Ceará. Ele estava em Ampére, no sudoeste do Paraná onde participou de uma convenção da empresa GhelPlus.
A empresa tinha 8 representantes comerciais e 1 colaborador que tragicamente perderam a vida em um acidente aéreo.
30 – RENATO LIMA
Trabalhava como coordenador de franquias de um grupo empresarial Trigo, do ramo gastronômico. Ele morava havia mais de uma década em Florianópolis, mas era de Monte Mor, no interior paulista.
31 – RAFAEL ALVES
32 E 33 – LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO E ADRIELLE COSTA
Lucas Felipe Costa Camargo viajava com a mãe dele, Adrielle Costa. Lucas cursava direito. Ele atuava como estagiário da Secretaria da 1ª Vara de Família e Sucessões, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial da Comarca de Cascavel.
Lucas iria completar 22 anos no próximo dia 20 de agosto e atuava há quase dois anos no Tribunal paranaense. O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) publicou uma nota de pesar.
34 – LAIANA VASATTA
A advogada cascavelense Laiana Vasatta trabalhava nas áreas civil e tributária, mas também focava em ações aéreas. Pelas redes sociais, a advogada repassava dicas importantes sobre burocracias envolvendo voos, como cancelamentos.
35 – ANA CAROLINE REDIVO
A nutricionista Ana Caroline Redivo era especialista em medicina funcional integrativa, a profissional compartilhava dicas sobre alimentação e estilo de vida nas redes sociais.
Filha do empresário, Odelir Redivo e Elizabeth de Santa Tereza do Oeste.
36 – JOSE CARLOS COPETTI
José Carlos Copetti, natural de Jacareí, São Paulo, José tinha 45 anos e viajava a trabalho, ele era gerente de logística.
Deixa a mulher e três filhos.
37 – ANDRE MICHEL
André Armindo Michel, era representante comercial de 52 anos, nasceu e foi criado em Campo Bom, onde também residia.
Ele deixa a esposa e uma filha de 13 anos.
38 – SARAH SELLA LANGER
A médica alergista Sarah Sella Langer era formada em medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e com um vasto currículo, a profissional atuava como imunologista na Clínica Petit e pediatra do pronto-socorro do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HOUP).
39 – EDILSON HOBOLD
Edilson Hobold, de 52 anos era arbitro de Judo. Ele estava a caminho do Campeonato Brasileiro Sub-21, em Lauro de Freitas-BA, onde atuaria na arbitragem como um dos superiores de área.
A Federação Paranaense de Judô (F.PR.JUDÔ) publicou uma nota de pesar, pela morte do profissional.
40 e 41 – RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS e LIZ IBBA DOS SANTOS
Rafael Fernando dos Santos, de 41 anos, e sua filha Liz Ibba dos Santos, de 3 anos também estavam no voo. Rafael, natural de Florianópolis, trabalhava como programador no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), especificamente no Setor de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas (SEDEM).
Ele viajava para buscar a filha Liz, que morava com a mãe em Cascavel, para juntos celebrarem o Dia dos Pais em Santa Catarina. O plano era fazer uma escala em São Paulo antes de seguir para Florianópolis. A pequena é filha da Adriana Ibba, jornalista em Cascavel.
42 – PAULO ALVES
Paulo Henrique Silva Alves, de 40 anos era engenheiro sanitarista e ambiental, nasceu em Florianópolis. Ele era casado, mas viajava sozinho. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) emitiu nota de pesar pela morte do profissional.
43 – PEDRO GUSSON DO NASCIMENTO
Pedro Gabriel Gusson do Nascimento, morador de Bom Jesus dos Perdões, cidade no interior de São Paulo também estava no avião. Pedro era casado e estava viajando a trabalho. Ele trabalhava como analista de pesquisa de mercado, na área comercial de uma indústria de pias e cubas, que tem sede em Ampére.
44 – ROSANA SANTOS XAVIER
Rosana Santos Xavier morava no estado de São Paula e retornava para casa.
A passageira chegou a mandar mensagens para a família em que dizia estar com medo do avião.“2 horas de voo, vamos chegar com chuva, que medo desse voo. Avião velho, tem uma poltrona quebrada. Caos”, diziam as mensagens enviadas pela jovem a um grupo da família, divulgadas nas redes sociais.
45 – THIAGO ALMEIDA PAULA
O empresário cearense Thiago Almeida Paula voltava para casa junto com outros empresários, após uma convenção em Ampére, no sudoeste do Estado.
A empresa tinha 8 representantes comerciais e 1 colaborador que tragicamente perderam a vida em um acidente aéreo.
46 – ADRIANA SANTOS
Adriana Maria Dalfavo Santos era cartorária. Ela era casada com Ricardo Esteves Santos, do Cartório Esteves, mas viajava sozinha.
O destino final da cascavelense era Maceió, no estado de Alagoas, onde ela iria prestar concurso.
47 – DEONIR SECCO
Deonir Secco era professor e lecionava no Campus Cascavel no curso de Engenharia Agrícola. Ele coordenava o laboratório de Física do Solo e foi líder de grupo de pesquisa.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), publicou em nota suas condolências.
48 – ALIPIO SANTOS NETO
Alípio Camilo dos Santos Neto, o “Bolinha”, de 36 anos e natural de Monte Carmelo. Alípio trabalhava há 16 anos em uma empresa de processamento de proteína animal e estava em Cascavel a trabalho. Em nota a BRF, empresa em que o passageiro trabalhava, lamentou o seu falecimento.
49 – RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
Raquel Moreira era professora da Unioeste e atualmente era credenciada no Programa de pós-graduação em Letras.
Em nota, a universidade publicou suas condolências.
50 – ADRIANO DA LUCA BUENO
Adriano Daluca Bueno, completaria 48 anos no próximo domingo. O profissional era contratado pelo Estado do Paraná, via PSS (Processo Seletivo Simplificado), e estava lotado no Colégio Estadual Dario Vellozo no município de Toledo.
51 – MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
Miguel Arcanjo Rodrigues Junior, era ex-integrante das Forças Armadas do Exército Brasileiro, está na lista dos mortos.
Estava a passeio em Cascavel.
52 – DIOGO AVILA
Diogo Avila, Gerente Distrital da Biolab, foi uma das vítimas do acidente aéreo. Ele morava em Florianópolis.
A Cooperativa dos Propagandistas emitiu uma nota de falecimento, confira: A Biolab, empresa em que Diogo trabalhava, também emitiu um comunicado:
53 – LUCIANO TRINDADE ALVES
Luciano Trindade Alves estava em Cascavel para aplicar treinamento em uma empresa de tintas.
Ele é morador de São Bernardo do Campo e trabalhava como colorista em uma fabricante de tintas.
54 – ISABELLA SANTANA POZZUOLI
Isabella Santana Pozzuoli fez uma última publicação nas redes sociais antes de embarcar em avião que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (09).
No vídeo, publicado no instagram, a jovem mostra a mala preta em frente ao avião, no Aeroporto de Cascavel.
55 – TIAGO AZEVEDO
Tiago Azevedo era professor de inglês em São Paulo.
Esta a trabalho em Cascavel.
56 e 57 – MARIANA BELIM e ARIANNE RISSO
Mariana Belim era médica residente no Uopeccan em Cascavel. Marina estava em seu terceiro ano de residência e iria se formar como oncologista em março de 2025, e tinha recém-casado. O Hospital do Câncer Uopecan publicou uma nota de pesar:
Arianne Risso era médica residente no Uopeccan em Cascavel. Já Arianne estava em seu segundo ano de residência, veio de Fernandópolis, São Paulo, para trabalhar na área. Amigos e colegas de trabalho postaram condolências as duas.
O Hospital do Câncer Uopecan publicou uma nota de pesar.
58 – CONSTANTINO THÉ MAIA
O pernambucano, vivia no Rio Grande do Norte há mais de 30 anos, estava no avião retornando para casa após participar de uma convenção de vendedores em Ampére, no Sudoeste do Paraná.
“Ele estava muito feliz. Mandou fotos dentro de tudo, da convenção. Não teve despedida, foi tudo igual”, disse Miriam, uma dos quatro irmãos de Constantino.
A relação dele com a família se estendia para o campo profissional, com atuação de familiares na empresa de representação comercial que ele era proprietário.
Chamado de Tino por irmãos e sobrinhos, Constantino deixa esposa, com quem era casado há 25 anos, e dois filhos.
Tripulantes do voo 2283
59 – DEBORA SOPER AVILA
Uma das comissárias de bordo do avião ATR-72 da Voepass, era Debora Soper Avila, de 29 anos. Natural de Porto Alegre, a profissional se descrevia como uma “apaixonada pela aviação”. A comissária trabalhava desde março de 2023 na Voepass, a antiga Passaredo. Formada em gestão de recursos humanos, Debora já havia trabalhado em outra companhia aérea entre 2018 e 2019.
60 – RUBIA SILVA DE LIMA
A comissária de bordo Rubia Silva de Lima morava com os pais e os irmãos em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto. Ela tinha 41 anos e atuava há 14 anos na companhia aérea.
61 – HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA
Humberto de Campos Alencar e Silva de 61 anos era copiloto do avião da Voepass.
62 – DANILO SANTOS ROMANO
Danilo Santos Romano, de 35 anos, era o comandante do avião. Palmeirense roxo e considerado um excelente aviador, ele possuía mais de dez anos de experiência na área, segundo informações de seu perfil no LinkedIn.
O comandante pilotava diversos tipos de aeronaves, incluindo modelos Airbus A320 e A330, e já havia operado em rotas internacionais. Sua dedicação à profissão era notável, e ele era admirado por sua competência e profissionalismo.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS