A gravação da caixa-preta do avião ATR-72 que caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas, revelou os momentos de desespero da tripulação nos instantes finais do voo. Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Jornal Nacional, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva foi ouvido tentando “dar potência” à aeronave, em uma tentativa desesperada de evitar a queda.
A análise preliminar do áudio, realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), indica que o avião perdeu altitude repentinamente. A cerca de dois minutos da tragédia, a gravação captura gritos e o impacto da aeronave contra o solo.
A principal hipótese para a queda, levantada por especialistas, é a formação de gelo nas asas, o que poderia ter causado perda de sustentação e levado ao acidente. No entanto, a análise dos dados da caixa-preta, até o momento, não confirma nem descarta essa possibilidade.
O Cenipa ressalta que a análise do áudio sozinha não é suficiente para determinar a causa do acidente e que outros fatores, como dados dos registradores de voo, serão analisados para chegar a uma conclusão definitiva.
O relatório preliminar sobre o acidente deve ser concluído em 30 dias. Os investigadores buscam desvendar o “contexto” da tragédia, considerado nebuloso até o momento. A dificuldade em decifrar os diálogos da tripulação, devido ao alto nível de ruído na cabine, torna a investigação ainda mais complexa.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS