Mais de 300 acadêmicos de Direito participam em Cascavel da Jornada da Advocacia Iniciante do Oeste do Paraná (JAIOP), que foi aberta na noite dessa quinta-feira (15), no Anfiteatro Emir Sfair e segue até este sábado (17), com ampla programação. Inédita em seu formato, esta terceira edição do evento promovido pela OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) - por meio da Comissão da Advocacia Iniciante -, traz a Advocacia Extrajudicial como tema central, mostrando a importância de aprofundar o debate em torno neste diferencial competitivo no mercado jurídico.
E a capacidade de resolver questões fora do âmbito judicial, de maneira eficiente e eficaz, foi justamente o ponto alto da primeira noite da Jornada, que trouxe para o centro do debate profissionais de renome como Gabriela Pereira dos Santos, que abordou estratégias para acelerar resultados na Advocacia Extrajudicial, destacando o uso de métodos como mediação, conciliação e arbitragem, que permitem resolver conflitos de maneira célere e com menor burocracia.
Em seguida, Bruna Puga apresentou uma perspectiva prática, demonstrando como transformar contratos em oportunidades de negócios, otimizando a atuação jurídica além dos tribunais. Ambas as palestrantes ressaltaram que a rapidez e o custo reduzido são os principais benefícios dos procedimentos extrajudiciais para os profissionais e, sobremaneira para a sociedade, que em alguns casos podem ser resolvidos em apenas algumas horas ou dias.
Integração inédita com as faculdades - A JAIOP começou com um forte foco na integração entre o meio acadêmico e a prática profissional, iniciativa inédita que foi enaltecida na abertura oficial. A vice-presidente da OAB Cascavel, Deise Cardoso, destacou a importância do evento para a construção de uma Advocacia forte e unida. "É com imenso orgulho que damos início a esta edição, que não apenas celebra o conhecimento, mas também a inovação e a união, características que definem a nossa profissão e a nossa comunidade jurídica", afirmou.
Deise ainda lembrou que a JAIOP vai além de um simples encontro de profissionais e estudantes, pois se trata de uma oportunidade para estreitar laços e trocar experiências que ajudarão a moldar o futuro da advocacia. "Somos uma grande família jurídica que se apoia e cresce unida. A OAB Cascavel tem se dedicado a capacitar advogados e advogadas, oferecendo novas ferramentas e envolvendo toda a classe jurídica nas causas sociais, fundamentais para o desenvolvimento de uma comunidade justa e solidária", completou dando destaque ao papel fundamental da Comissão da Advocacia Iniciante na organização do evento, “que se torna realidade graças ao esforço e à dedicação incansáveis de seus membros”.
Edição especial e integrada - A edição deste ano também é especial por fazer parte das comemorações do Jubileu de Ouro da OAB Cascavel e por ser realizada, pela primeira vez, em parceria com as universidades de Direito da região.
"Este evento oferece uma oportunidade singular para estudantes e jovens advogados, proporcionando não apenas uma atualização jurídica, mas um verdadeiro mergulho nas práticas do mercado e é uma felicidade ver a casa cheia", afirmou a presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Juliana Kuhn.
Na abertura ela manifestou sua satisfação com a grande participação dos acadêmicos e destacou que a JAIOP é um espaço para o desenvolvimento de habilidades essenciais e para a construção de uma rede de contatos que será fundamental para o sucesso das carreiras dos participantes. "Só temos a agradecer às universidades parceiras, aos presidentes das Comissões da Advocacia Iniciante de outras subseções e aos coordenadores dos cursos de Direito que aceitaram este desafio conosco", completou Juliana.
Presenças - A abertura da JAIOP contou ainda com a presença do secretário-geral da OAB Cascavel, Josnei Oliveira da Silva; do tesoureiro da OAB Cascavel, Charles Lustosa e da secretária-geral adjunta, Clarissa Sgarioni.
As universidades foram representadas pelos coordenadores de cursos de Direito, incluindo a coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), Viviana Bianconi; o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Univel, Eduardo Biavatti Lazarini; o coordenador do curso de Direito da Universidade Paranaense (Unipar), Sérgio Tinoco, e a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Fabíola Marese de Freitas.
Via: Assessoria OAB Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS