O Ministério da Educação (MEC), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quarta-feira (14) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023. Cascavel obteve a maior nota desde a aplicação da avaliação, alcançando uma média de 6,8 para o 1º ao 5º ano da Rede Pública de Ensino.
A presidenta do Sindicato das(os) Professoras(es) da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (Siprovel), Gilsiane Quelin Peiter, destaca que a nota atingida é reflexo do trabalho incansável de professoras(es) e demais educadoras(es) comprometidas(os) com a educação pública de qualidade.
“As professoras, professores e demais profissionais da educação que estão nas salas de aula das Escolas e Cmeis de Cascavel desempenham um trabalho qualificado e devem ser devidamente valorizados. No entanto, a Prefeitura persiste em desrespeitar a Lei do Piso do Magistério. Além disso, é preciso considerar que temos escassez de profissionais em praticamente todas as unidades de ensino. Com os direitos garantidos e quadros completos, o resultado poderia ter sido ainda mais expressivo”, afirma a presidenta.
Desde o início do primeiro mandato do Prefeito Paranhos em 2017, a defasagem salarial do magistério saltou de 5% para 22,36% ao término de seus 8 anos de governo, quadruplicando ao longo do período.
O Siprovel enfatiza que a qualidade da Educação Pública é sustentada não apenas pelo empenho dos profissionais, mas também pelo investimento adequado e valorização através de salários dignos e condições de trabalho apropriadas.
Via: Assessoria Siprovel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS