Paraná

Deputado Arilson Chiorato vota contra privatização da Ferroeste

A matéria tramitou em regime de urgência impossibilitando uma discussão mais profun...

21 ago 24 - 10h24 Redação SOT
Deputado Arilson Chiorato vota contra privatização da Ferroeste

O deputado Arilson Chiorato (PT) se posicionou, mais uma vez, contra a privatização da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A (Ferroeste) nesta terça-feira (20/08) durante a votação final do projeto (nº 512/2024), que autorizou a venda da estatal, na Assembleia Legislativa do Paraná. A matéria tramitou em regime de urgência impossibilitando uma discussão mais profunda sobre o tema. Ainda assim, o deputado Arilson conseguiu aprovar emendas para diminuir os prejuízos da venda. 

“O Paraná continua com o festival de entrega do patrimônio público a preço de banana, aliás, a banana está mais valorizada. O que tem sido feito pelo Governo do Estado do Paraná é um abuso, uma crueldade com o povo, um desrespeito completo às leis. Já foi entregue a Compagas, a Copel Telecom, a Copel Energia, parte da Sanepar, as escolas públicas e agora a Ferroeste”, listou as últimas privatizações do Governo Ratinho. 

Na avaliação do deputado, o projeto de lei ter tramitado em regime de urgência foi descabido e, como nos outros processos de venda do patrimônio público, impediu o debate com a população. “É um projeto que nem o próprio governo consegue explicar, com ausência de comprovação de déficit real nas operações da Ferroeste, falta de documentos e de estudo no processo. Mas, mais do que isso, na audiência pública com o setor produtivo, ou melhor, no convite, pois não foi uma audiência pública, o senhor André Gonçalves, presidente da Ferroeste, disse que a empresa não tem prejuízo nem déficit desde 2018. No entanto, a mensagem do projeto de lei afirma que a Ferroeste é uma empresa deficitária”, pontua. 

“O governo não conversa com o governo, não conversa com os documentos, não tem os documentos. Se o governo não tem competência para gerenciar o processo, basta trocar a gerência do governo, e não vender a Ferroeste. É mais uma empresa pública que vai para os amigos do ‘clube do vinho’, para aqueles que lucram às custas do povo paranaense”, critica. 

De acordo com o deputado Arilson, a Ferroeste é “uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná e não merecia esse final”. “Protocolei emendas que visam diminuir o prejuízo, o estrago dos abutres da Bolsa de Valores. Uma delas garante que seja oferecido o direito de preferência aos acionistas minoritários para a aquisição dos direitos decorrentes da alienação, transferência e participação societária”, afirma 

“Depois de vender a Ferroeste, na próxima, colocaremos em urgência a venda da Celepar. Depois, faremos um leilão do Palácio do Iguaçu e acabaremos com o patrimônio do povo paranaense. E a Bovespa estará feliz, enquanto o povo aqui no Paraná sofrerá as consequências de um governo ávido em atender o capitalismo desenfreado”, comenta.

Via: Assessoria Arilson Chiorato (PT) - Foto: Valdir Amaral/Alep


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.