Cascavel

Declaração de falência: alternativas e impactos da decisão para as empresas

Especialista em Direito Financeiro explica quais são os riscos e benefícios nessas...

29 ago 24 - 16h23 Redação SOT
Declaração de falência: alternativas e impactos da decisão para as empresas

Em tempos de crise financeira, a decisão de declarar falência pode surgir como uma opção para aqueles que lutam com dívidas significativas. No entanto, esta escolha é complexa e deve ser considerada com cuidado. Para esclarecer as principais questões, conversamos com o Dr. Marcos Boschirolli, especialista em Direito Financeiro.

Primeiramente, o advogado explica que falência é para casos extremos, quando a pessoa percebe que os ativos da empresa já não são suficientes para a quitação das dívidas.

BENEFÍCIOS DE DECLARAR FALÊNCIA

Alívio das dívidas - “Um dos pontos positivos é que as ações contra a empresa cessam e, a partir daí, é possível administrar tudo em um processo só”, explica Dr. Boschirolli. A declaração de falência pode resultar na eliminação ou reestruturação das dívidas, proporcionando um novo começo financeiro para a pessoa ou a empresa.

Proteção legal - Declarar falência oferece proteção legal contra credores. O especialista explica que enquanto o processo de falência está em andamento, os credores não podem tomar ações legais ou fazer cobranças agressivas contra o devedor.

Reestruturação - No caso de empresas, a falência pode permitir uma reestruturação que possibilita a continuidade das operações, mantendo empregos e preservando o valor econômico.

RISCOS DE DECLARAR FALÊNCIA

Perda do controle - Quando o indivíduo declara falência, automaticamente perde o controle de tudo. Isso porque a administração vai para alguém nomeado especificamente para isso, e então passa a ser determinado progressivamente por um juiz. O Dr. salienta que quando recai no Judiciário existe uma demora significativa, que acaba sendo ruim tanto para o credor, quanto para o devedor. 

Impacto no crédito - A falência pode ter um impacto negativo significativo no crédito. Para indivíduos, isso pode resultar em dificuldades para obter empréstimos e financiamentos no futuro. Para empresas, pode afetar a capacidade de estabelecer relações comerciais e obter crédito.

Perda de ativos - Em alguns casos, os ativos podem ser liquidados para pagar os credores. Isso pode incluir bens pessoais ou propriedades empresariais, o que pode ser prejudicial tanto para indivíduos quanto para empresas.

Estigma social e empresarial - Declarar falência pode acarretar um estigma social e afetar a reputação. Para empresas, pode influenciar a confiança dos consumidores e parceiros de negócios.

Consultoria jurídica - Diante disso, antes de optar pela declaração de falência, é fundamental consultar um advogado especializado. Isso porque o profissional busca uma alternativa personalizada, de acordo com a situação de cada indivíduo e/ou empresa, buscando novas negociações ou planos de pagamento, que podem ser menos drásticos.

“A decisão de declarar falência deve ser cuidadosamente avaliada, considerando todos os aspectos e impactos potenciais”, finaliza o advogado.

Via: Assessoria Dr. Marcos Boschirolli - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.