A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) uma operação para combater um esquema de fraudes em emplacamentos de veículos que prejudicou mais de 9 mil consumidores.
Equipes policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em empresas de Paranaguá e Cascavel, suspeitas de envolvimento no esquema. Em Curitiba e São José dos Pinhais, a PCPR auxiliou o Detran-PR em fiscalizações a outras empresas do setor.
De acordo com as investigações, as empresas envolvidas instalavam placas em veículos sem o devido registro no Sistema Nacional de Registro de Veículos Automotores (SINAN). Essa irregularidade impedia os proprietários de realizar a transferência dos veículos ou comprovar a sua identificação em abordagens policiais.
O delegado da PCPR, Cássio Conceição, alerta que os consumidores eram induzidos ao erro, sendo informados de que as placas estavam regularizadas. "Essa fraude é grave e prejudica o sistema de registro de veículos, além de configurar sonegação fiscal", afirma o delegado.
O chefe de gabinete do Detran-PR, Ismael de Oliveira, reforça a importância de verificar a autenticidade das placas. "Ao consultar o QR Code da placa, o resultado deve conter todas as informações do veículo. Caso o resultado seja negativo, o proprietário deve procurar o Detran para regularizar a situação", orienta.
Para auxiliar os cidadãos, o Detran-PR recomenda o uso do aplicativo VIO, que permite a leitura de placas e a verificação dos dados no SINAN.
A operação demonstra o compromisso das autoridades em combater fraudes e proteger os consumidores. As investigações continuam em andamento para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS